/governosp
Em junho foi comemorado o centenário de Salvador Allende, presidente chileno deposto pelos militares em setembro de 1973. Este é um período de triste lembrança não só para os chilenos, pois na mesma época outros países latino-americanos como Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai, viviam sob violentas ditaduras.
No mês de julho, a Videoteca do Memorial apresenta uma mostra de filmes e documentários que retratam essa época.
Período: 01 a 31 de julho de 2008
Biblioteca Victor Civita: Terça a Sexta (12h e 15h)
Sábado (12h)
Dia 01
CHOVE SOBRE SANTIAGO (Il pleut sur Santiago). Direção de Helvio Soto. França / Bulgária. 1975. 106 min. Com Bibi Andersson, John Abbey, Annie Girardot, Riccardo Cucciolla, Jean-Louis Trintignant.
Recriação dos episódios ocorridos no Chile no dia 11 de setembro de 1973, quando os militares depuseram e assassinaram o presidente Salvador Allende, instalando a ditadura de Augusto Pinochet.
Dia 02
OLHOS VENDADOS (Los ojos vendados). Direção de Carlos Saura. Espanha. 1978. 108 min. Com Geraldine Chaplin, José Luiz Gomes, Xabier Elorriaga, André Falcon, Lola Cardona.
Impressionado com o depoimento de uma argentina sobre como fora torturada no período de ditadura militar, diretor de teatro decide usar suas declarações como centro de uma nova peça.
Dia 03
PAULA, A HISTÓRIA DE UMA SUBVERSIVA. Direção de Francisco Ramalho Jr. 1980. 93 min. Com Walter Marins, Armando Bogus, Marlene França, Regina Braga, Carina Cooper.
Um homem se vê obrigado a recorrer ao torturador e assassino de sua mulher quando sua filha é seqüestrada.
Dia 04
PRA FRENTE, BRASIL. Direção de Roberto Farias. Brasil. 1981. 105 min. Com Reginaldo Faria, Antônio Fagundes, Natália do Vale, Elizabeth Savalla, Cláudio Marzo.
Pacato cidadão de classe média é confundido com um ativista político, preso e torturado por agentes federais, durante a euforia do milagre econômico brasileiro e da Copa do Mundo de 70.
Dia 05
DESAPARECIDO, UM GRANDE MISTÉRIO (Missing). Direção de Costa-Gavras. EUA. 1982. 117 min. Com Jack Lemmon, Sissy Spacek, John Shea, Melanie Mayron, David Clennon.
Pai e mulher de americano desaparecido no Chile, depois do golpe militar de 73, investigam até descobrir a verdade.
Dia 08
CABRA MARCADO PARA MORRER. Direção de Eduardo Coutinho. Brasil. 1984. 119 min. Documentário.
O diretor rodava, com o mesmo título, um filme no nordeste brasileiro em 1964, quando estourou o golpe militar. Equipe e personagens foram desagregados, mas ele retomou o projeto em 1981, retornando aos mesmos lugares, procurando as mesmas pessoas, mostrando o que havia acontecido com elas, tentando reunir novamente uma família cujo chefe, líder de uma liga camponesa, fora assassinado.
Dia 10
A HISTÓRIA OFICIAL (La historia oficial). Direção de Luis Puenzo. Argentina. 1985. 107 min. Com Hector Alterio, Norma Aleandro, Chunchuna Villafane, María Luisa Robledo, Analia Castro.
Alícia é professora de História na Buenos Aires de 1983 e, alienada da vida política argentina, sempre aceitou e transmitiu a seus alunos a história oficial do país. O regresso de uma amiga do exílio desperta a suspeita de Alícia sobre sua filha adotiva, que pode ser uma das crianças dos desaparecidos e seu marido pode estar envolvido.
Dia 11
LA REPÚBLICA PERDIDA II. Direção de Miguel Pérez. Argentina. 1985. 113 min. Documentário.
Reconstitui o passado político argentino entre 1976 e 1983, período da mais intensa repressão militar na história do país até o advento da democracia com o presidente Raúl Alfonsin.
Dia 12
LA NOCHE DE LOS LÁPICES. Direção de Héctor Olivera. Argentina. 1986. 81 min. Com Alejo García Pintos, Vita Escardó, Pablo Novarro, Adriana Salonia, Pablo Machado. (Espanhol sem legendas)
Baseado em um trágico acontecimento ocorrido em 1976, na cidade de La Plata, quando forças de segurança do governo militar seqüestraram e torturaram um grupo de estudantes secundaristas que lutavam pelo passe escolar para os transportes urbanos. Apenas um dos jovens sobreviveu.
Dia 15
IMAGEN LATENTE. Direção de Pablo Perelman. Chile. 1988. 92 min. Com Bastián Bodenhofer, María Izquierdo, Gonzalo Robles, Elena Muñoz, Gloria Munchmeyer. (Espanhol sem legendas)
No Chile dos anos 1980, fotógrafo procura seu irmão, um preso político desaparecido, e enfrenta situações próprias da época: o medo, o desamparo e a solidariedade.
Dia 16
LA FRONTERA. Direção de Ricardo Larraín. Chile. 1991. 118 min. Com Patricio Contreras, Gloria Laso, Alonso Venegas, Sergio Schmied, Aldo Bernales. (Espanhol sem legendas)
Durante os últimos anos da ditadura militar no Chile, o professor Ramiro Orellana é condenado ao exílio na fronteira do sul do país, onde enfrenta uma nova realidade.
Dia 17
A CASA DOS ESPÍRITOS (The house of the spirits). Direção de Bille August. EUA/Dinamarca/Alemanha/Portugal. 1993. 146 min. Com Merryl Streep, Glenn Close, Jeremy Irons, Winona Ryder, Antonio Banderas.
Quatro gerações de uma família chilena, os Trueba, mostrando um painel histórico do Chile durante quase 50 anos (1926-1973).
Dia 18
DE AMOR E DE SOMBRAS (Of love and shadows). Direção de Betty Kaplan. Argentina/Espanha. 1994. 110 min. Com Antonio Banderas, Jennifer Connelly, Stefania Sandrelli, Patrício Contreras, Diego Wallraff.
No Chile dos anos 70, jornalista apaixona-se por fotógrafo que ajuda a resistência. Ao cobrir notícia, esbarram em crime político e enfrentam a sociedade para contar a verdade sobre seu país.
Dia 19
LAMARCA. Direção de Sérgio Rezende. Brasil. 1994. 128 min. Com Paulo Betti, Carla Camuratti, José de Abreu, Deborah Evelyn, Eliezer de Almeida.
Crônica dos últimos dois anos na vida do capitão do exército Carlos Lamarca que, nos anos da ditadura militar, desertou das forças armadas e passou a fazer oposição, tornando-se um dos mais destacados líderes da luta armada.
Dia 22
A MORTE E A DONZELA (Death and the maiden). Direção de Roman Polanski. Inglaterra/EUA/França. 1994. 103 min. Com Sigourney Weaver, Ben Kingsley, Stuart Wilson.
Mulher de político importante de uma democracia recém-estabelecida na América do Sul reconhece seu torturador dos tempos da ditadura na figura de um motorista que vem bater à porta de sua casa. Adaptação de peça do chileno Ariel Dorfman.
Dia 23
O QUE É ISSO, COMPANHEIRO? Direção de Bruno Barreto. Brasil / EUA. 1997. 113 min. Com Alan Arkin, Pedro Cardoso, Fernanda Torres, Luis Fernando Guimarães, Cláudia Abreu.
Nos idos de 1969, jovens que entraram para a clandestinidade durante o regime militar seqüestram o embaixador americano no Brasil. A tensão aumenta enquanto esperam a resposta do governo às suas exigências.
Dia 24
AÇÃO ENTRE AMIGOS. Direção de Beto Brant. Brasil. 1998. 75 min. Com Leonardo Villar, Zécarlos Machado, Cacá Amaral, Carlos Meceni, Genésio de Barros.
Vinte e cinco anos após terem sido presos e torturados, quatro amigos que participaram da luta armada partem para um ajuste de contas, quando um deles acredita ter encontrado o homem que os torturou nos porões da ditadura.
Dia 25
DOIS CÓRREGOS: VERDADES SUBMERSAS NO TEMPO. Direção de Carlos Reichenbach. Brasil. 1999. 110 min. Com Carlos Alberto Riccelli, Beth Goulart, Ingra Liberato, Vanessa Goulart, Luciana Brasil.
Em 1969, ex-integrante da luta armada vive clandestinamente no sítio da irmã, na cidade de Dois Córregos, onde convive com três mulheres: a sobrinha adolescente, uma amiga, filha de militar influente, e uma jovem envolvida com capitão do Exército. Anos mais tarde, a sobrinha, já adulta, relembra o episódio e o fascínio que o tio exercia sobre ela.
Dia 26
H.I.J.O.S., EL ALMA EN DOS. Direção de Carmen Guarini e Marcelo Céspedes. Argentina. 2002. 80 min. (legendas em inglês)
Documentário sobre o grupo H.I.J.O.S., criado por descendentes dos desaparecidos políticos para manter viva a memória e reinventar o legado dos seus pais.
Dia 29
ATO DE FÉ. Direção de Alexandre Rampazzo. Brasil. 2004. 55 min. Documentário.
No auge da ditadura militar, um grupo de frades dominicanos lutou pela volta das liberdades democráticas no Brasil, ao lado da Ação Libertadora Nacional (ALN), organização de resistência à ditadura.
Dia 30
SALVADOR ALLENDE. Direção de Patrício Guzmán. Chile /França Espanha/México. 2004. 100 min.
Biografia do presidente chileno Salvador Allende, desde sua infância em Valparaíso até sua trágica morte no Palácio La Moneda, cercado pelas tropas golpistas do General Pinochet.
Dia 31
CRÔNICA DE UMA FUGA (Crónica de una fuga). Direção de Adrián Caetano. Argentina. 2006. 103 min. Com Rodrigo de la Serna, Pablo Echarri, Nazareno Casero, Diego Alonso, Guillermo Fernández.
No ano de 1977, em plena ditadura militar argentina, jogador de futebol sem nenhum envolvimento político é detido e depois de dias de sofrimento e angústia empreende uma fuga desesperada.