Cbeal

Centro Brasileiro de Estudos da América Latina – CBEAL

“…uma universidade sem alunos e sem professores, porque seus mestres seriam os acadêmicos mais competentes de toda a América, que lá se sucederiam dando cursos sobre suas obras, em seminários mensais de balanço crítico do estado de desenvolvimento de cada canto do saber.”

Darcy Ribeiro em suas Confissões, livro lançado em 1992.

Biblioteca Latino-Americana está sob gestão do Cbeal

O Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL) foi concebido pelo antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro para atuar no projeto de integração cultural, política, econômica e social da América Latina. Por meio de acordos de cooperação e convênios com instituições de pesquisa e universidades brasileiras e estrangeiras, são viabilizados trabalhos de pesquisa e estudos sobre temas de interesse latino-americanos.

Para efetivar sua vocação o CBEAL realiza simpósios, promove cursos e debates sobre a América Latina em cooperação com as universidades estaduais paulistas (USP, Unicamp e Unesp); a Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp) ; a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

O CBEAL promove a cultura e a disseminação de estudos sobre temas de interesse latino-americanos e fomenta o intercâmbio e o desenvolvimento de pesquisadores no âmbito da Cátedra Memorial da América Latina, chancelada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), integrando o  Programa UNITWIN (University twinning).

Com publicações semestrais a partir de 2020, o CBEAL divulga os resultados de pesquisas e estudos realizados pela Cátedra Memorial da América Latina na Revista Nossa América, que também apresenta assuntos de interesse geral dos países latino-americanos.

O Centro Brasileiro de Estudos da América Latina também é responsável pela Biblioteca Latino-Americana Victor Civita, com um acervo de aproximadamente 42 mil volumes, sendo 9 mil e 800 obras raras e especiais, das quais 37 estão registradas na Biblioteca Nacional. O acervo abrange o campo das ciências sociais, economia, história, cultura popular, artes e literatura latino-americanas.

Veja também

Governo do Estado de SP