Diretor cultural da Fundação Memorial da América Latina
A Mão de Niemeyer: Símbolo de Resistência e União Latino-Americana no Memorial da América Latina
Uma Perspectiva da Diretoria Cultural do Memorial da América Latina
29/11/2024
A Mão de Niemeyer: Símbolo de Resistência e União Latino-Americana no Memorial da América Latina – Uma Perspectiva da Diretoria Cultural do Memorial da América Latina
Como diretor cultural da Fundação Memorial da América Latina, tenho o privilégio de conviver diariamente com a icônica escultura “A Mão”, obra-prima de Oscar Niemeyer. Esta proximidade oferece uma perspectiva única sobre seu significado e impacto, bem como sobre os desafios e oportunidades que ela representa para nossa instituição.
“A Mão”, situada na Praça Cívica do Memorial, transcende seu papel de mera obra de arte para se tornar um símbolo poderoso, não apenas do nosso complexo cultural, mas de toda São Paulo. Diariamente, observo como esta escultura monumental captura a atenção e a imaginação dos visitantes, servindo como ponto focal para discussões sobre identidade latino-americana e história colonial.
A representação estilizada de Niemeyer – uma mão esquerda espalmada com o mapa da América Latina em baixo-relevo e uma linha vermelha simbolizando sangue – é uma síntese magistral da história e das aspirações do continente. A inscrição “Suor, sangue e pobreza marcaram a história dessa América Latina tão desarticulada e oprimida” ressoa profundamente com nossa missão institucional de promover a integração e o desenvolvimento cultural latino-americano.
“A Mão” é um recurso educacional inestimável. Sua rica simbologia – desde a escolha da mão esquerda até a cartografia artística – oferece inúmeras oportunidades para programas educativos e discussões sobre história, política e identidade cultural. No entanto, reconheço que nem sempre conseguimos explorar plenamente este potencial.
Um dos maiores desafios enfrentados pela Fundação é o de equilibrar a necessidade de gerar receita através da locação de espaços para eventos com a preservação da integridade simbólica e educacional de obras como “A Mão”. Muitas vezes, observo com preocupação como o significado profundo da escultura pode ser relegado a segundo plano durante eventos comerciais.
Para abordar esta questão, minha equipe no Memorial tem trabalhado no desenvolvimento de estratégias que integrem “A Mão” mais efetivamente em nossa programação regular. As discussões têm se concentrado em formas de ampliar a compreensão e o alcance da obra, não apenas para o público geral, pesquisadores e artistas, mas também para os consulados latino-americanos sediados em São Paulo. Estes consulados frequentemente utilizam nossos espaços para a divulgação da cultura de seus países, o que enriquece significativamente nossa programação e reforça nossa missão de integração cultural.
Estamos explorando possibilidades que vão desde a criação de material educativo mais abrangente até a incorporação da escultura em nossas exposições temporárias. Uma das ideias mais promissoras envolve o estabelecimento de diálogos entre a obra de Niemeyer e artistas contemporâneos, bem como a organização de debates que usem a escultura como ponto de partida para discussões sobre temas latino-americanos atuais. Estas iniciativas, ainda em fase de elaboração, visam não apenas enriquecer a experiência dos visitantes, mas também reafirmar o papel central de “A Mão” na missão educativa e cultural do Memorial.
Além disso, está sendo proposta uma revisão das políticas de locação de espaço para garantir que todos os eventos realizados no Memorial respeitem e, idealmente, incorporem o significado de “A Mão” e outros elementos simbólicos do complexo.
É fascinante observar como a escultura conseguiu penetrar no tecido cultural da cidade a ponto de influenciar até mesmo a linguagem de sinais. O sinal em Libras para o bairro da Barra Funda, onde o Memorial está localizado, incorpora elementos visuais da escultura, demonstrando seu impacto duradouro na comunicação e identidade locais. Esse fenômeno me anima e destaca a percepção de que a arte pública tem um papel crucial na formação da identidade urbana e regional.
“A Mão” não é apenas um testemunho do passado, mas um catalisador para o futuro. A visão é que esta obra continue a inspirar novas gerações de latino-americanos, promovendo um senso de unidade e propósito comum.
Em um mundo globalizado, em que as identidades culturais estão em constante evolução, o papel de instituições como o Memorial da América Latina, e de obras como “A Mão”, é mais importante do que nunca. O desafio é manter vivo o diálogo entre passado e presente, entre arte e sociedade, assegurando que estes símbolos continuem a ressoar e a inspirar.
Olhando para o futuro, “A Mão” de Niemeyer é vista não apenas como um símbolo estático, mas como um convite contínuo à reflexão, à ação e à união entre os povos latino-americanos. Meu compromisso, no exercício do meu cargo, é garantir que esta mensagem continue a ser ouvida, compreendida e vivida por todos que visitam o Memorial da América Latina, sejam eles cidadãos locais, turistas internacionais ou representantes diplomáticos dos países latino-americanos.
Minhas percepções sobre "Andança - Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho"
01/11/2024
“Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho” é um documentário que transcende a mera biografia para se tornar uma celebração da vida e obra de uma das maiores intérpretes da música popular brasileira. Dirigido por Pedro Bronz, o filme é uma viagem emocional que nos aproxima da figura carismática e talentosa de Beth Carvalho, revelando facetas pouco conhecidas de sua trajetória. O título do longa faz menção à música “Andança”, de Danilo Caymmi, Paulinho Tapajós e Edmundo Souto, que foi o primeiro grande sucesso gravado por Beth e deu nome ao primeiro LP da cantora, conquistando o 3º lugar no Festival Internacional da Canção, em 1968.
Desde o início, o documentário já nos impacta ao mostrar Beth Carvalho comandando o cameraman, na verdade seu motorista, para capturar um encontro mágico com o grande Mario Lago. Essa cena inicial estabelece o tom íntimo e pessoal que permeia todo o filme. Beth surge na tela como uma amiga que todos gostaríamos de ter conhecido, irradiando um carisma imenso que nos envolve e nos faz querer saber mais sobre sua história. A baixa qualidade técnica das imagens nos conduz da estranheza ao intimismo, pela maestria do trabalho do diretor.
A narrativa do documentário é construída com uma leveza que contrasta com a profundidade dos temas abordados. A transição de Beth Carvalho do universo elitista da Bossa Nova para a busca de inspiração nos morros é tratada com delicadeza, através de registros gravados por ela e sua equipe. A emoção de ouvir “Folhas Secas” em sua versão original com Nelson Cavaquinho é um dos muitos momentos impactantes do filme, que apresenta Beth como uma verdadeira pescadora de talentos. Ela foi responsável por trazer à tona grandes nomes da música brasileira, que, até então, eram relegados à margem social.
Um dos recursos estilísticos que muito chama a atenção no documentário é o uso de legendas em fundo preto, que nos permite imergir nas músicas em suas versões originais. Esse recurso é utilizado com maestria, especialmente quando acompanhadas de registro fotográfico, criando uma atmosfera de intimidade e nostalgia. A simplicidade na busca de músicas na fonte, com os compositores do morro e nos botecos das esquinas, é outro aspecto que enriquece a narrativa, como no lindo momento capturado em vídeo com os mestres Monarco e Manacéa gravando novas composições a céu aberto no morro.
A relação de Beth com Cartola é outro ponto alto do documentário. A sabedoria e simplicidade de Cartola, que orienta Beth a gravar “As Rosas Não Falam” em vez de “O Mundo é um Moinho”, revela a profundidade da conexão entre eles. Beth se tornou uma espécie de filha adotiva de Cartola e Dona Zica, e essa relação é retratada com carinho e respeito.
O documentário também destaca a faceta agregadora de Beth, que somava e multiplicava amizades, parcerias e sua própria arte. A relação com Dinho Sete Cordas e outros grandes parceiros é pontuada com leveza, assim como sua maternidade cantada e encantada, que, ao tempo em que pontua sua intimidade, também nos conduz a um momento histórico de divisão de águas para o samba no Brasil.
Em uma entrevista documentada, Beth responde com elegância à pergunta sobre o futuro do samba do morro e do fundo de quintal no Brasil, e se isso seria aceito na zona sul do Rio de Janeiro, afirmando que “não existe zona norte, zona sul ou subúrbio quando o assunto é samba. Existe quem gosta e quem não gosta de samba.” Essa frase sintetiza a visão inclusiva e universal de Beth sobre a música. A faceta de filha do samba sai de cena e a madrinha do samba surge ao lado dos hoje consagrados Jorge Aragão, Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho, dentre tantos outros a quem ela abriu as portas dos estúdios de gravação.
O documentário ganha um viés político ao apresentar uma Beth que assume sua negritude e pontua questões importantes relativas às desigualdades de tratamento no meio musical. “Tem que ter um discurso político, senão não sou eu”, afirma Beth, destacando a necessidade de união entre os artistas brasileiros.
O momento de sua carreira de maior emoção, segundo a própria Beth, é quando sua vida e sua história se tornam samba enredo de uma escola campeã no grupo de acesso. No último ato do documentário, é impossível não se emocionar ao ver Beth, já debilitada fisicamente, mas com a alma gigante, cantando e encantando seu público, deitada e acompanhada por um coral de fãs apaixonados.
O recorte temporal para finalizar o documentário, com uma memória de Beth no Cacique de Ramos ao som de “O Show Tem Que Continuar”, é uma lição de como Beth Carvalho trouxe o samba do fundo de quintal para a sala de estar de todos os brasileiros. “Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho”, é mais do que um documentário, é uma celebração da vida, da música e do legado de uma das maiores artistas do Brasil.
Ficha Técnica
- Título Original: Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho
- Ano de Realização: 2022
- Direção: Pedro Bronz
- Roteiro: Pedro Bronz
- Direção de Fotografia: Pedro Bronz
- Produção: Pedro Bronz, Felipe Bronz, e Mariana Marinho
- Edição-Montagem: Pedro Bronz
- País de Produção: Brasil
- Meios de Distribuição: Cinema, TV, plataformas digitais (como Globoplay e Claro TV)
Sobre o Diretor: Pedro Bronz
Pedro Bronz é um cineasta brasileiro com uma carreira multifacetada, atuando como diretor, fotógrafo e montador. Formado em jornalismo pela PUC-Rio, Bronz trabalha com cinema desde 1993 e é um dos criadores da mostra O Incinerasta (2000) e da Mostra do Filme Livre (2002). Seu primeiro trabalho de destaque na montagem foi o documentário “Língua – Vidas em Português” (2002), de Victor Lopes. Ele estreou na direção com “Herbert de Perto” (2009), ao lado de Roberto Berliner, e dirigiu outros documentários notáveis como “A Farra do Circo” (2014) e “O Astronauta Tupy” (2017).
Em “Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho”, Pedro Bronz utiliza sua habilidade narrativa para criar uma obra íntima e abrangente, capturando a essência de Beth Carvalho e seu impacto na música brasileira. O diretor tinha uma relação próxima com Beth, quase como se fosse parte da família, o que lhe permitiu um acesso único ao material produzido pela própria artista. Quando a saúde de Beth começou a se deteriorar, Bronz teve a sensibilidade de reunir esse material e emprestar seu olhar para criar um documentário que é tanto um tributo quanto uma celebração de sua vida e legado.
Exposição "El Gran Camino Inca" Comemora Bicentenário da Libertação do Peru no Memorial da América Latina
11/10/2024
Em uma celebração que une história, cultura e diplomacia, destacando os 200 anos de consolidação da libertação do Peru e a importância das relações institucionais entre os países latino-americanos, a Fundação Memorial da América Latina, ao lado do Consulado Geral do Peru em São Paulo, inaugurou a exposição “El Gran Camino Inca”, que centra-se no Qhapaq Ñan, a monumental rede viária Inca que interligou vastas regiões do império Tahuantinsuyo desde o século XV – e que é usada até hoje.
Composta por 35 fotografias, a exposição oferece ao público uma visão detalhada do Qhapaq Ñan, permitindo apreciar sua complexidade e beleza. Esse sistema de caminhos não apenas conectou diferentes povos, mas também gerou uma dinâmica interativa de valores sociais, econômicos e culturais. O Ministério das Relações Exteriores do Peru, em colaboração com o Projeto Qhapaq Ñan – Sede Nacional, trabalha para preservar e divulgar essa história internacionalmente.
Importante destacar a sintonia que tenho com o pensamento do Dr. Pedro Machado Mastrobuono, presidente da Fundação Memorial da América Latina, que destacou, em sua declaração sobre a exposição, a missão do Memorial em integrar o continente, comparando o Qhapaq Ñan ao Peabiru, a rede de trilhas guarani. Nas palavras dele, “Agradecemos ao Ministério das Relações Exteriores do Peru a oportunidade de apresentar aos brasileiros o Grande Caminho Inca”, reforçando a importância da exposição para o fortalecimento das relações culturais entre os países.
Pude dar as boas-vindas a representantes do governo estadual, cônsules e autoridades culturais de São Paulo. O cônsul-geral do Peru em São Paulo, Sr. Luis Armando Monteagudo Pacheco, discursou sobre a relevância histórica e cultural desta obra de engenharia. “O Qhapaq Ñan é uma obra eterna pela sua dimensão, desenho de construção e tecnologia, facilitando a comunicação na América pré-colombiana”, afirmou. Também ressaltou que, em 2014, o caminho foi declarado Patrimônio Cultural Mundial pela UNESCO. Após o discurso, o Sr. Monteagudo propôs um brinde, rompendo protocolos de forma amistosa, e declarou a exposição oficialmente aberta. O evento foi abrilhantado por uma apresentação da Tunantada, dança que encantou os convidados.
A exposição “El Gran Camino Inca” está aberta ao público de 4 de outubro a 3 de novembro, das 10h às 17h, de terça a sábado, no Salão Gabo da Fundação Memorial da América Latina. Esta é uma oportunidade única para os visitantes explorarem a rica herança cultural do Peru e compreenderem a importância histórica do Qhapaq Ñan. Acredito que a exposição não celebra apenas um marco significativo na história do Peru, mas também reforça os laços culturais e históricos que unem os países da América Latina, promovendo um intercâmbio cultural que enriquece a todos.
SERVIÇO:
Data: 04 de outubro a 03 de novembro – terça a domingo
Horário: das 10h às 17h
Entrada: gratuita
Local: Memorial da América Latina
Endereço: Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo (SP)
Acesso: Próximo ao Metrô Barra Funda
Estacionamento: Portões 4, 8 e 15
Bicicletário: Ao lado do portão 9