“Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.” (BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente, art. 5º)
Durante o mês de outubro, a Videoteca do Memorial exibe uma mostra de vídeos e filmes que abordam a questão da exclusão social de crianças e adolescentes em países da América Latina.
Período: 01 a 31 de outubro de 2008
Horário das sessões: Terça a Sexta (12h e 15h) e Sábado (12h30)
Local: Biblioteca Latino-Americana Victor Civita
Dias 01 e 16 (Excepcionalmente sessão única às 13h)
CAPITÃES DA AREIA. Direção de Walter Lima Jr. Brasil. 1989. 230 min. Com Geraldo Del Rey, Tamara Taxman, Miriam Pires, Tonico Pereira, Renato Coutinho, Leandro de Souza.
Tendo como cenário a cidade de Salvador, Bahia, trata da vida de um grupo de meninos de rua que vive em um velho trapiche.
Dias 02 e 17
CRÓNICA DE UN NIÑO SOLO. Direção de Leonardo Favio. Argentina. 1964. 63 min. Com Diego Puente, Tino Pascali, Leonardo Favio, Beto Gianola, Oscar Espíndola. (Espanhol sem legendas)
A história de um garoto que vive interno em uma instituição para menores e seus sonhos de liberdade.
Dias 03 e 18
OS ESQUECIDOS (LOS OLVIDADOS). Direção de Luis Buñuel. México. 1950. 78 min. Com Estela Inda, Miguel Inclán, Alfonso Mejía, Roberto Cobo, Alma Delia Fuentes.
A violência marca o cotidiano de uma favela da Cidade do México. Jaibo, rapaz intempestivo que comanda uma gangue, comete atrocidades contra aqueles que o desafiam.
Dias 04 e 21
NIÑOS ABANDONADOS. Realização Rodolfo Gerschman. Peru. 1986. 10 min. (Espanhol sem legendas)
Reportagem que expressa uma das conseqüências mais dramáticas da falta de interesse do Estado em melhorar as condições materiais da população: o menor abandonado. Filmado em La Parada, bairro marginal do distrito de La Victoria, próximo ao centro de Lima.
Dias 07 e 22
PERROS DE LA NOCHE. Direção de Teo Kofman. Argentina. 1985. 75 min. Com Emilio Bardi, Gabriela Flores, Héctor Bidonde, Gustavo Belatti, Enrique Alonso, Mario. (Espanhol sem legendas)
A história de dois irmãos, Mingo e Mecha, moradores de uma favela que, depois da morte de sua mãe, percorrem pequenas cidades nas quais Mingo obriga a irmã a prostituir-se e mantê-lo.
Dias 08 e 23
PIXOTE: A LEI DO MAIS FRACO. Direção de Hector Babenco. Brasil. 1980. 126 min. Com Fernando Ramos da Silva, Marília Pêra, Jardel Filho, Rubens de Falco, Beatriz Segall.
Pixote, um menino de rua, é recolhido a um reformatório em São Paulo, de onde consegue fugir durante uma rebelião. O grupo fugitivo vive de pequenos assaltos e viaja para o Rio de Janeiro, onde continua a luta pela sobrevivência.
Dias 09 e 24
QUEM MATOU PIXOTE? Direção de José Joffily. Brasil. 1996. 115 min. Com Cassiano Carneiro, Luciana Rigueira, Joana Fomm, Tuca Andrada, Roberto Bomtempo.
História verídica do menino Fernando Ramos da Silva, que ficou famoso ao estrelar o filme Pixote (1980), de Hector Babenco. A tentativa de seguir na carreira artística não dá certo e, com o passar do tempo, ele acaba sendo levado para a vida do crime.
Dias 10 e 25
LA RAULITO. Direção de Lautaro Murúa. Argentina. 1975. 74 min. Com Marilina Ross, Duilio Marzio, María Vaner, Luis Politti, Fernanda Mistral, Jorge Martínez. (Espanhol sem legendas)
A história de uma garota que vive nas ruas e se faz passar por homem para sobreviver.
Dias 11 e 28
EL SECUESTRADOR. Direção de Leopoldo Torre Nilsson. Argentina. 1958. 58 min. Com María Vaner, Lautaro Murúa, Leonardo Favio, Oscar Orlegui, Carlos López Monet. (Espanhol sem legendas)
A inocência infantil enfrenta o horror de um mundo de miséria, pobreza, dor e colabora inconscientemente com esse horror.
Dias 14 e 29
CIDADE DE DEUS. Direção de Fernando Meirelles. Brasil. 2002. 135 min. Com Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino, Matheus Nachtergaele, Seu Jorge, Alice Braga.
Em um dos locais mais violentos do Rio de Janeiro, um jovem pobre e negro consegue escapar do mundo do crime tornando-se fotógrafo profissional.
Dias 15 e 30
A ZONA DO CRIME (La zona). Direção de Rodrigo Plá. México. 2007. 97 min. Com Daniel Giménez Cacho, Maribel Verdú, Alan Chávez Miguel, Daniel Tovar, Carlos Bardem.
Três garotos invadem condomínio de luxo. Durante a tentativa de roubo uma moradora é morta.Os guardas do condomínio agem de forma rápida e brutal.