/governosp
São Paulo, 27 de abril de 2009.
O tema está nas páginas dos jornais e revistas: o destino dos grandes aglomerados urbanos é uma das questões fundamentais do mundo contemporâneo não só para os urbanistas e administradores, mas para todos os cidadãos. O trânsito cada vez mais caótico, a carência de moradia, os serviços precários, a poluição sonora e visual, tornam cada vez mais difícil viver nas grandes cidades, e mesmo assim mais de 70% da população mundial está em centros urbanos.
As maiores cidades do mundo já receberam declarações de amor e ódio através do cinema e foram vistas sob o ponto de vista romântico em alguns casos e em outros são retratadas como lugares hostis e incompreensíveis, francamente patológicos.
No mês de maio, a Videoteca do Memorial apresenta uma mostra de filmes em que as cidades são muito mais do que um cenário.
Período: 5 a 30 de maio de 2009
Horários das sessões: Terça a Sexta (12h e 15h)
Sábado (12h)
Dia 05
O OUTRO LADO DA RUA. Direção de Marcos Bernstein. Brasil. 2004. 97 min. Com Fernanda Montenegro, Raul Cortez.
Mulher solitária trabalha como informante para a polícia em Copacabana. Em uma de suas vigílias ela acredita ter visto um homem matar a esposa doente. A partir de então, sua vida se transformará.
Dia 06
O ABRAÇO PARTIDO (El abrazo partido). Direção de Daniel Burman. Argentina. 2003. 105 min. Com Daniel Hendler, Sergio Boris, Adriana Aizenberg, Jorge D’Elia, Rosita Londner.
Rapaz abandonou a faculdade e vive à deriva entre a loja de lingerie de sua mãe, em uma galeria de bairro de Buenos Aires, e um cyber café próximo, onde encontra sua namorada. Ele se espanta porque a mãe e seu irmão mal falam do pai, que partiu nos anos 70 – e nunca mais voltou. Ariel quer conhecer o pai e saber toda a verdade.
Dia 07
REPULSA AO SEXO (Repulsion). Direção de Roman Polanski. Inglaterra. 1965. 104 min. Com Catherine Deneuve, Ian Hendry, John Fraser, Renne Houston, Yvonne Furneaux.
Jovem perturbada e reprimida sexualmente fica sozinha no apartamento de sua irmã em Londres. Em seus delírios, começa a não diferenciar fantasia da realidade, trazendo trágicas consequências.
Dia 08
SÃO PAULO SOCIEDADE ANÔNIMA. Direção de Luís Sérgio Person. Brasil. 1965. 107 min. Com Walmor Chagas, Eva Wilma, Otelo Zeloni, Sergio Hingst, Darlene Glória.
Homem vive conflito entre seus valores e interesses numa São Paulo no auge da euforia desenvolvimentista.
Dia 09
O BEBÊ DE ROSEMARY (The Rosemary’s baby). Direção de Roman Polanski. EUA. 1968. 136 min. Com Mia Farrow, John Cassavetes, Ruth Gordon, Sidney Blackmer, Maurice Evans.
Jovem casal se muda para novo apartamento em Nova York, onde conhecem idosos que moram ao lado. Logo eles começam a apresentar comportamento que assusta a jovem que começa a desconfiar das pessoas, querendo proteger seu futuro filho.
Dia 12
O CÉU DE LISBOA (Lisbon story). Direção de Wim Wenders. EUA. 1994. 99 min. Com Manuel de Oliveira., Canto Castro, Pedro Ayres Magalhães, Rüdiger Vogler, Patrick Bauchau, Teresa Salgueiro.
Homem vai a Lisboa para ajudar um velho amigo a concluir seu filme. Ele atravessa a Europa de norte a sul, até a capital portuguesa, mas chega tarde: seu amigo desapareceu.
Dia 13
PERDIDOS NA NOITE (Midnight cowboy). Direção de John Schlesinger. EUA. 1969. 113 min. Com Dustin Hoffman, Jon Voight, Sylvia Miles, John McGiver, Brenda Vaccaro.
Em Nova York, dois desafortunados vivendo à margem da sociedade, desenvolvem uma amizade improvável, algo que vai além das suas desilusões e desejos de ascensão social.
Dia 14
ALPHAVILLE (Alphaville, une étrange aventure de Lemmy Caution). Direção de Jean-Luc Godard. França. 1965. 95 min. Com Eddie Constantine, Anna Karina, Akim Tamiroff, Laszlo Szabo, Jean-Andre Fieschi, Jean-Pierre Léaud.
A população da cidade futurista de Alphaville é dominada pelo computador Alpha 60 que aboliu os sentimentos. O agente Lemmy Caution é enviado à cidade com a missão de encontrar seu inventor, o Professor Von Braun, e convencê-lo a destruir a máquina.
Dia 15
AMORES BRUTOS (Amores perros) Direção de Alejandro González Iñárritu. México. 2000. 153 min. Com Emilio Echevarría, Gael García Bernal, Goya Toledo, Álvaro Guerrero, Vanessa Bauche.
Em plena Cidade do México, um terrível acidente automobilístico ocorre. A partir deste momento, três pessoas envolvidas no acidente se encontram e têm suas vidas mudadas para sempre.
Dia 16
LINHA DE PASSE Direção de Walter Salles e Daniela Thomas. Brasil. 2008. 113 min. Com Sandra Corveloni, João Baldasserini, Vínicius de Oliveira, José Geraldo Rodrigues, Kaique Jesus Santos.
Quatro irmãos tentam sobreviver ao dia-a-dia da maior cidade da América Latina junto com a mãe Cleuza que, aos 42 anos, está grávida do quinto filho. Todos correm atrás de seus sonhos, que vão desde encontrar o pai até tentar esquecer um passado obscuro.
Dia 19
MANHATTAN. Direção de Woody Allen. EUA. 1979. 96 min. Com Woody Allen, Diane Keaton, Michael Murphy, Mariel Hemingway, Meryl Streep, Anne Byrne.
Homenagem de Woody Allen a Manhattan. Embalado pela trilha sonora jazzística e uma fotografia em preto e branco, conta a história de nova-iorquino típico, suas memórias e casos.
Dia 20
AURORA (Sunrise). Direção de F. W. Murnau. EUA. 1927. 90 min. Com George O’Brien, Janet Gaynor, Margaret Livingston, Bodil Rosing, John Farrell MacDonald.
Seduzido por uma moça da cidade, um fazendeiro tenta afogar sua mulher, mas desiste no último momento. Esta foge para a cidade, mas ele a segue para provar o seu amor.
Dia 21
O INQUILINO (Le locataire). Direção Roman Polanski. EUA/França. 1976. 126 min. Com Roman Polanski, Isabelle Adjani, Melvyn Douglas, Jo Van Fleet, Bernard Fresson, Shelley Winters.
Homem aluga um apartamento em antigo edifício residencial em Paris. Ao descobrir que a última inquilina cometera suicídio, ele fica obcecado com o fato e começa a pensar que seus vizinhos planejam matá-lo.
Dia 22
ROMA DE FELLINI. (Roma) Direção de Federico Fellini. Itália/França, 1972. 128 min. Com Peter Gonzales Falcon Fiona Florence, Britta Barnes, Pia De Doses, Marne Maitland, Renato Giovannoli.
Um passeio pela capital italiana: sua arquitetura, suas personalidades, seus moradores e seus hábitos, seus mistérios subterrâneos e sua vida noturna trepidante.
Dia 23
ENCONTROS E DESENCONTROS (Lost in translation) Direção de Sofia Coppola. EUA, 2003. 102 min. Com Bill Murray, Scarlett Johansson.
Ator decadente e jovem esposa de um fotógrafo se encontram durante uma estada temporária no Japão, e juntos tentam aplacar a solidão e o deslocamento.
Dia 26
ROCCO E SEUS IRMÃOS (Rocco e i suoi fratelli) Direção de Luchino Visconti. Itália/França, 1960. 168 min. Com Alain Delon, Renato Salvatori, Annie Girardot, Katina Paxinou, Claudia Cardinale.
Família sulista se muda para a cidade de Milão no pós-guerra e vê sua vida desmoronar e seus sonhos se perderem nas ruas da grande cidade.
Dia 27
AMOR E RESTOS HUMANOS (Love & human remains) Direção de Denys Arcand. Canadá. 1993. 100 min. Com Thomas Gibson, Ruth Marshall, Mia Kirshner, Cameron Bacroft, Ben Watt.
Várias pessoas se cruzam numa Montreal gélida, vítimas do tédio e da falta de amor que buscam desesperadamente.
Dia 28
ASAS DO DESEJO (Der Himmel ünder Berlin) Direção de Win Werders. Alemanha. 1987. 130 min. Com Bruno Ganz, Solveig Dommartin, Otto Sander, Curt Bois, Peter Falk.
Em Berlim, dois anjos perambulam pela cidade. Invisíveis aos mortais, eles lêem seus pensamentos e tentam confortar a solidão e a depressão das almas que encontram.
Dia 29
AMARELO MANGA. Direção de Claudio Assis. Brasil. 2002. 103 min. Com Mateus Nachtergaele, Jonas Bloch, Dira Paes, Leona Cavalli.
Numa Recife sufocante e violenta, vários personagens se cruzam a caminho de um destino trágico.
Dia 30
EM BUSCA DA VIDA (Sanxia Haoren) Direção de Jia Zhang Ke. China/Hong Kong. 2006. 100 min. Com Zhao Tao, Han Sanming, Wang Hong Wei, Li Zhubin, Xiang Haiyu, Zhou Lin, Ma Lizhen.
A velha cidade de Fengjie está prestes a ser inundada pela água de uma barragem hidroelétrica. O filme acompanha pessoas deslocadas no mundo, que perderam as referências, sejam elas, a cidade que deixou de existir ou uma relação que não se fechou, e vagueiam pela região em busca de novos destinos.