/governosp
A República Bolivariana da Venezuela oferece ao público paulistano o show de uma grande artista de seu país – Luisana Pérez – acompanhada do grupo musical Venezuela Sincrônica, na terça, 5 de julho, às 19h, com entrada franca, no Auditório Simón Bolívar. Nesta data se comemora o Bicentenário da Assinatura da Ata de Independência da Venezuela.
A comemoração começa antes, às 10 da manhã, quando será feita uma oferenda floral ao busto de bronze do Libertador Simón Bolívar, que se encontra em frente ao auditório do Memorial. Às 10h30 será inaugurada a exposição “Insurgencia y Revolución, Venezuela Tierra firme”, no foyer do Auditório Simón Bolívar.
Segundo Ingrid Ojeda, cônsul de primeira da República Bolivariana da Venezuela em São Paulo, trata-se de “uma grande atração musical para os brasileiros conhecerem um pouco da nossa arte e os venezuelanos residentes em São Paulo matarem a saudade”.
No ano passado, em toda a América Latina, se comemorou o Bicentenário do início dos processos revolucionários de vários países. Na Venezuela, por exemplo, a primeira insurreição independentista ocorreu a partir de 19 de abril de 1810, liderada por Francisco de Miranda, mas a Independência só seria proclamada em 5 de julho do ano seguinte. A bem da verdade, o país ainda teria que lutar contra a reação espanhola, agora liderado por Simón Bolívar. Somente com a vitória na Batalha de Carabobo, em 1821, a Venezuela obteve plena Independência.