/governosp
São Paulo, 27 de junho de 2009.
A morte do escritor Mario Benedetti fez os olhos do mundo se voltarem para o Uruguai, seu país natal. Além de Benedetti, o Uruguai legou ao mundo outras personalidades como os também escritores Horacio Quiroga, Eduardo Galeano, Juan Carlos Onetti e Isadore Ducasse, que publicava com o nome de Conde de Lautréamont, e os artistas plásticos Vilaró, Torres Garcia e Figari. Embora pouco conhecida, a filmografia platina caiu no gosto do público com produções como Whisky e O banheiro do Papa.
No mês de junho a Videoteca do Memorial apresenta alguns filmes e animações produzidas na terra de Benedetti e que fazem parte do acervo da Biblioteca.
Período: 2 a 26 de junho de 2009
Horários das sessões: Terça a Sexta (12h e 15h)
Sábado (12h)
Dias 02 e 17
COMPAÑEROS DE CLASE. Direção de Juan Carlos Rodríguez Castro, Héctor Manuel Vidal. Uruguai. 1987. 49 min. Com Julio Calcagno, Bimbo Depauli, Enrique Martinez Pazos, Walter Reyno, Walter Speranza. (espanhol sem legendas)
Quatro amigos encontram-se para um jogo de pôquer. Quando um deles não comparece, convidam um humilde encanador para seu lugar, com a intenção de enganá-lo.
Dias 03 e 18
TAHITÍ. Direção de Pablo Dotta. Uruguai. 1989. 38 min. Com Serrana Ibarra, Oldemar Perurena, Rosita Baffico, Leonel Martínez, Monica Sosa. (espanhol sem legendas)
Um fato rotineiro como embarcar em um trólebus pode se transformar numa viagem sem retorno.
Dias 04 e 19
LOS ESCONDITES DEL SOL. Direção de Walter Tournier. Uruguai. 1990. 36 min.
Duas animações, “A través de la sombra” e “Otro sol”, baseadas em histórias contadas e desenhadas por crianças uruguaias, que revelam as marcas deixadas pela ditadura militar (1973-1984) em suas jovens vidas.
Dias 05 e 20
MADRE TIERRA. Direção de Pepe Infantozzi, Amparo Gea, Roberto González, Javier Peraza, Lala Severi, Alvaro Mayor, Alicia Couce, Marcela Fontana, Daniel Soulier. Uruguai / Suécia. 1991. 35 min. (espanhol sem legendas)
Nove contos (Pequeño Descuido; Sol; Jaulas de Papel; Gota a Gota; Amigo Invisible; Mar de Fondo; Barquito de Papel; El Niño y el Árbol; Pachamama) realizados com técnicas de animacão para que as crianças comecem a valorizar o mundo que as rodeia. O ar, o sol, a água e os animais são alguns dos temas abordados.
Dias 06 e 23
LOS MUERTOS. Direção de Guillermo Casanova. Uruguai. 1992. 28 min. Com Héctor Bardanca, Paula Ortega, Leonel Martínez, Lala Michelarena, Gustavo Fourier. (espanhol sem legendas)
Escritor que vive com sua tia presencia o suicídio de um inquilino da casa.
Dias 09 e 24
LA HISTORIA CASI VERDADERA DE PEPITA LA PISTOLERA. Direção de Beatriz Flores Silva. Uruguai / Espanha. 1993. 62 min. Com Margarita Musto, María Inés Flores, Alberto Sobrino, Silvia Cardenas, Andrea Davidovics. (espanhol sem legendas)
Baseado na história real de Pepita la pistolera, mulher que assaltava casas de crédito em Montevidéu, em 1988.
Dias 10 e 25
WHISKY. Direção de Juan Pablo Rebella e Pablo Stol. Uruguai. 2004. 94 min. Com Jorge Bolani, Mirella Pascual, Andrés Pazos, Daniel Hendler, Ana Katz.
Ao saber da visita de seu irmão, viúvo propõe à funcionária de confiança de sua fábrica que se faça passar por sua esposa enquanto ele estiver na cidade.
Dias 16 e 26
O BANHEIRO DO PAPA (El baño del Papa). Direção de César Charlone e Enrique Fernández. Uruguai / Brasil/ França. 2007. 97 min. Com César Trancoso, Virginia Mendez, Virginia Ruiz, Mario Silva, Henry de Leon
O Papa está prestes a chegar à pequena cidade de Melo, na fronteira do Brasil com o Uruguai. Os moradores mobilizaram-se numa série de preparativos para a chegada do religioso. Estimava-se a visita de centenas de milhares de visitantes e os moradores contavam com esse evento para mudarem de vida.