/governosp
São Paulo, 15 de junho de 2009.
Questões relativas à gestão e à política das instituições museológicas no Brasil serão temas de palestras e mesas-redondas na capital paulista. Durante o evento, será lançada versão em português de código internacional de ética da área
O Encontro Paulista de Museus, que a Secretaria de Estado da Cultura realiza entre 17 e 19 de junho, abre a discussão para questões relativas à gestão e à política das instituições museológicas no Brasil. Estão programadas palestras e mesas-redondas sobre temas como “Sustentabilidade para Museus”, “Planejamento Estratégico” e “Leis de Incentivo à Cultura e os Museus”. O evento acontece no auditório do antingo Parlatino.
A abertura do evento contará com a presença do Secretário de Estado da Cultura, João Sayad. “O Encontro oferece a possibilidade de debater as estratégias e soluções para inserir os museus nas pautas prioritárias da cultura paulista. É um evento que trará benefícios para todos os cidadãos, assim como para aqueles que herdarão os nossos legados”, afirma o Secretário.
Diversas autoridades da área foram convidadas a apresentar suas experiências, como o diretor do Museu de Ciência de Barcelona, Jorge Wagensberg, que realiza uma conferência sobre o panorama dos museus no mundo. Entre os nomes presentes na programação, estão o de Ronaldo Bianchi, Secretário Adjunto de Estado da Cultura, que fala sobre a importância de planejamento estratégico para os museus; Marcelo Araújo, diretor da Pinacoteca do Estado, em mesa-redonda sobre a realização de comitês de trabalho na área; Carlos Augusto Calil, Secretário Municipal de Cultura, André Sturm, coordenador da Unidade Fomento e Difusão de Produção Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, e Roberto Nascimento, coordenador de fomento do Ministério da Cultura, que debatem as leis de incentivo à cultura e os museus; Leonel Katz, diretor do Museu do Futebol, que aborda a sustentabilidade das instituições; e Luciana Sepúlveda, diretora do Observatório de Museus da FIOCRUZ, que trata da avaliação dos públicos que freqüentam os museus paulistas (ver detalhes da programação abaixo).
Um dos objetivos do Encontro é colocar em prática as metas do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (Sisem-SP), criado pela Secretaria para reunir os museus localizados no Estado, articulando suas ações e promovendo intercâmbio entre eles – sem, no entanto, interferir em sua autonomia administrativa. Atualmente, o Sisem congrega 449 museus em todo o Estado. Dessa forma, a realização do Encontro Paulista de Museus é mais um passo na política da Secretaria para a área museológica, que busca promover a valorização das instituições em âmbito regional e a troca de informações e conhecimentos entre elas.
Entre os destaques da programação está o lançamento do Código de Ética do Conselho Internacional de Museus (Icom) em versão oficial para todos os países de língua portuguesa. Criado na França, em meados da década de 1980, o código define parâmetros para o funcionamento das instituições museológicas, assim como para o trabalho dos profissionais da área. A nova versão segue as regras do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, e foi preparada por integrantes brasileiros e estrangeiros da instituição. O lançamento será no dia 17 de junho, às 19h.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 16 de junho, após preenchimento de cadastro no site da Abaçaí – Organização Social de Cultura (www.abacai.org.br), que produz o evento em pareceria com a SEC.
Serviço:
I Encontro Paulista de Museus
De 17 a 19 de junho – das 9h às 19h
Memorial da América Latina
(Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Metrô Barra Funda, São Paulo)
Programação:http://www.abacai.org.br/encontro_museus/index.php