/governosp
O lançamento do livro “Novas lideranças políticas na América do Sul: continuidades e mudanças na ordem regional” se dá hoje, 19 de junho, às 19h, na Biblioteca Latino-americana Victor Civita. Coordenado por Gilberto Dupas e Luís Fernando Ayerbe, a obra reúne ensaios de vários autores, não só brasileiros, que analisam os ventos de centro-esquerda que varrem o subcontinente latino-americano há alguns anos. Vários dos ensaístas estarão logo mais na noite de autógrafo, parte integrante do seminário homônimo organizado pelo Memorial da América Latina, Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais (IEEI) e Programa San Tiago Dantas de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UNESP, UNICAMP e PUC/SP.
O seminário, por sua vez, é um desdobramento de pesquisas sobre os novos líderes de esquerda na América Latina, desenvolvidas em 2007 pelo IEEI, com o apoio Fundação Friedrich Ebert e sob a orientação do professor Gilberto Dupas, entre outros. Na abertura desse seminário, ontem, 18 de junho, Dupas, presidente do IEEI, contou que o intrigava “o que estava acontecendo na América Latina depois da crise do final do século passado”, crise econômica que abalou a onda neoliberal dos anos 90. Diante “da diversidade de respostas, algumas contraditórias, como governos de esquerda com retórica radical e economia hortodoxa”, percebeu a necessidade de um programa de pesquisas que se debruçasse sobre a realidade de países tão diversos como Argentina, Venezuela, Brasil, Bolívia e Equador.
Entre os temas abordados pelos palestrantes ontem no seminário estava “A experiência kirchnerista na Argentina”. A palestra da cientista política Celina Lagrutta baseou-se em texto da pesquisadora Ana Maria Stuart, que integrou o programa de pesquisas da IEEI. Pesquisadora das questões envolvendo o Mercosul, a argentida radicana no Brasil Ana Maria Stuart analisou o “fenômeno k” em seu país de origem, cujos sucessos iniciais ela classificou como “um triunfo da política sobre a economia”.
A palestra foi uma homenagem à Ana Maria Stuart, pois a pesquisadora escreveu já muito doente o ensaio presente no livro. O texto foi entregue em janeiro e ela faleceu em fevereiro deste ano. A palestrante Celina Lagrutta é filha de Ana Maria Stuart e sua emoção contida ao apresentar as idéias da mãe tocou a todos.
fotos (com exceção a de Ana Maria): Fábio Pagan