
O Memorial da América Latina recebe nos próximos dias 14 e 15 de agosto o Seminário Internacional: Extraterritoriedades, Entrecruzamentos de Soberanias e Conflitos na América Latina. O encontro tem por objetivo analisar fontes de conflito em espaços extraterritoriais na América Latina, tomando como referência três eixos: a perspectiva do governo dos Estados Unidos, a perspectiva dos mecanismos de integração regional, especialmente a UNASUL e a ALBA, e os espaços de soberania, paralelos ao Estado, reivindicados por movimentos sociais e comunidades indígenas.
O evento é uma realização do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais da UNESP e da Fundação Friedrich Ebert, em parceria com o Centro Brasileiro de Estudos da América Latina. A Conferência acontece no Anexo dos Congressistas, no Memorial da América Latina, das 9h às 13h30, com entrada gratuita. Não é necessário inscrição previa e serão fornecidos comprovantes de participação. Para mais informações: eventoscbeal@memorial.sp.gov.br e (11) 3823-4780.
Programação:
14-08
9h – Abertura
Dr. Gonzalo Berron, Fundação Friedrich Ebert.
Dr. Luis Fernando Ayerbe, Coordenador do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais da Unesp.
9h30 às 13h30
Mesa Redonda: “Áreas não-governadas” na América Latina: a geopolítica estadunidense
Marília Souza. Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais da UNESP (IEEI-UNESP): O conceito de áreas não-governadas ou black-spots e os desafios políticos e teóricos para a agenda de segurança dos Estados Unidos.
Luiza Mateo. (IEEI-UNESP): O Binômio Segurança-Desenvolvimento na Agenda Hemisférica dos Estados Unidos.
Paulo Correa (IEEI-UNESP): As gangues urbanas do Triângulo Norte da América Central e a percepção dos Departamentos de Estado e Defesa dos Estados Unidos acerca de sua ameaça à segurança regional
Harry Vanden, Departamento de Ciência Política, University of South Florida, Estados Unidos: Crime organizado e áreas “não governadas”. As Maras em El Salvador, Guatemala e Honduras.
Roberto Moll (IEEI-UNESP): México: Estado falido? Percepções por parte da imprensa dos Estados Unidos.
Luis Fernando Ayerbe. (IEEI-UNESP). A profusão de mecanismos de integração latino-americanos e o seu impacto na segurança hemisférica. Visões desde think tanks estadunidenses de diversos espectros políticos e partidários.
15-08
9h30 às 13h30
Mesa Redonda: Territorialidades e soberanias alternativas a partir da América Latina
Bernardo Mançano Fernandes (Cátedra UNESCO-UNESP): Geopolítica Camponesa. Via Campesina e Movimento dos Sem Terra.
Jaime Preciado Coronado. Departamento de Estudios Ibéricos y Latinoamericanos da Universidad de Guadalajara, México (DEILA-UDG): Geopolítica Indígena. Entrecruzamento de soberanías frente aos procesos de integração regional.
Pablo Uc. Departamento de Estudios Ibéricos y Latinoamericanos da Universidad de Guadalajara, México (DEILA-UDG): Geopolítica indígena na região andina: territorialidades em disputa e projetos plurinacionais.
Carolina Pedroso (IEEI-UNESP): O conceito de Sumak Kawsay e o desenvolvimento equatoriano no governo de Correa: o caso da proposta Yasuní-ITT.
Héctor Luis Saint-Pierre. Grupo de Estudos sobre Defesa e Segurança (GEDES-UNESP). Percepções de segurança regional no âmbito da UNASUL: o Conselho Sul-americano de Defesa.
Carlos Oliva Campos (Universidad de La Habana, Cuba): Percepções de segurança regional no âmbito da ALBA.