/governosp
A mostra de filmes uruguaios faz parte das comemorações da Semana do Uruguai no Memorial da América Latina, de 25 a 31 de agosto, com entrada franca.
Confira as sinopses dos filmes:
Alma Mater
Uruguai, 2004, 100 min.
Diretor: Álvaro Buela
Roteiro: Álvaro Buela
Fotografia: Daniel Rodríguez Maseda
Montagem: Simone Maccari
Elenco: Roxana Blanco, Werner Schünemann, Nicolás Becerra, Walter Reyno, Beatriz Massons
Pamela é uma caixa de supermercado tímida e solitária. Aos 34 anos, suas únicas atividades sociais são diárias visitas à mãe autista no hospital e as idas ao templo evangélico de um pastor brasileiro (participação do ator brasileiro Werner Schünemann). Sua vida insignificante muda completamente quando começa a receber estranhos sinais, que acredita serem divinos. Pamela enxerga mensagens de Deus em tudo: nos sonhos, nos códigos de barra, nos clientes e na própria mãe. Virgem, ela passa a crer que tenha sido escolhida para ser a mãe da nova encarnação do Cristo.
El viaje hacia el mar
Uruguai, 2003, 85 min.
Diretor: Guillermo Casanova
Roteiro: Julio César Castro e Guillermo Casanova
Fotografia: Bárbara Álvarez
Produção: Alvaro Longoria e Alberto Sabaté
Elenco: Hugo Arana, César Troncoso, Julio Calcagno, Héctor Guido,
Numa manhã de domingo de 1963, num bar do povoado de Minas, no Uruguai, o gari Rataplán, o coveiro Quintana, o vendedor de loteria Siete y Tres Diez e o cachorro Aquino esperam por Rodríguez, que vai levá-los para ver o mar pela primeira vez. El Vasco, o capataz, também os acompanha, mas contra sua vontade. Recém-chegado de Montevidéu, um elegante desconhecido se junta à comitiva na última hora. Durante a viagem, sob o sol forte, no velho caminhão de Rodriguez, os seis personagens vão revelando suas particulares maneiras de viver e de entender o mundo e as pessoas. Adaptação do conto homônimo do escritor uruguaio Juan José Morsoli.
FAN
Uruguai, 2005
Direção, roteiro e fotografia: Gabriela Guillermo
Montagem: Sebastian Cerveñansky
Produção: BFS
Música: Federico Deutsch
Elenco: Gabriela Iribareen
Uma mulher de 35 anos regressa ao seu país, Uruguai, triste e dolorida. Ali busca a si mesma, revê amigos e crê renascer o amor quando se encontra com o cantor brasileiro, Luiz Melodia, que conhece num show. Torna-se sua fã e deseja muito reencontrá-lo. Põe-se a buscá-lo, envia-lhe e-mails apaixonados e recebe respostas que nutrem a sua paixão. Porém, ao preparar a realização de um vídeo, conhece Noé, que também lhe desperta novos sentimentos.
La cáscara
Uruguai, 2007, 105 min.
Director: Carlos Ameglio
Gênero: Comédia dramática
Música: Gustavo Casenave
Fotografia: Juan Carlos Lenardi
Produção: Mariana Secco, Diana Frey e Luis Miñarro
Um criativo publicitário morre subitamente enquanto trabalha com a idéia de lançar um antigripal. A partir daqui, Pedro (Juan Martin Alari), seu antigo parceiro, começou uma busca complicada tentando avançar com a idéia do morto, ocupando seu lugar e fazendo uso de notas e pensamentos deixados por ele
La espera
Uruguai, 2002, 65 min.
Direção: Aldo Garay
Produção: José Pedro Charlo
Fotografia: Diego Varela
Música: Carlos Da Silveira
Montagem: Jorge García
Música: Álvaro Mechoso
Arte: Paula Villalba
Elenco: Elena Zuasti, Verónica Perrotta, Walter Reyno, Roberto Suárez
Há dez anos, Silvia cuida da mãe, que está doente e prostrada numa cama. A força da mesmice, a falta de dinheiro e a ausência de outros familiares fazem com que ela se acomode numa rotina que só é interrompida por algumas cartas anônimas. Em contato com Silvia e sua mãe está apenas um vizinho que as ajuda em todos os momentos. Ele também tem uma vida solitária. Os três personagens estabelecem uma relação de profunda dependência, enquanto cada um segue sua vida. O roteiro é inspirado no romance Torquator, do uruguaio Henry Trujillo.
La Línea Imaginaria
Uruguai, 2006
Direção: Gonzalo Rodriguez
Fotografia e Câmera: Marcelo Casacuberta
Original Music: Leonardo Croatto
Direct Sound: Rafael Alvarez
Narrador: Mariana Mendez
Documentário que registra os três mais importantes festivais do ano (Farropupilha, Festa de apresentação e Raid), e através deles conta a história de Aceguá, uma aldeia na fronteira entre Uruguai e Brasil. É sobre uma linha divisória imaginária, fronteira seca, porque não há rio ou córrego que defina mais a fronteira do território. Personalidades, atividades e costumes tornam-se protagonistas neste audiovisual.
Whisky
Uruguai, 2004, 94 min.
Direção: Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll
Gênero: Drana
Em Montevidéu vive Jacobo, um homem de 60 anos que vive sozinho desde a morte de sua mãe. Desde então, sua única alegria na vida é a pequena fábrica de meias que possui. Marta é uma de 48 anos que é o braço direito de Jacobo na fábrica, onde trabalha como supervisora. Marta e Jacobo possuem uma espécie de dependência mútua, apesar do assunto entre eles sempre ficarem em torno do trabalho.