/governosp
A Fundação Memorial da América Latina inaugura a exposição Saltando Muros na Galeria Marta Traba, nesta terça, 18 de agosto de 2015, com entrada franca. Participam jovens fotógrafos do Brasil, Espanha, México, Uruguai, República Dominicana, Equador, Argentina, Chile, Peru e Porto Rico. O fotógrafo mineiro Vitor Pontes de Souza Maciel e o amazonense Raphael Alves são os representantes brasileiros.
O projeto Saltando Muros foi desenvolvido em 2013 pela Fundación Fondo Internacional de las Artes – FIART com apoio da Secretaria Geral Ibero-Americana – SEGIB (ambas sediadas em Madri, Espanha), e participação de diversas instituições na América Latina. Com três fases distintas, sendo a primeira nacional, no âmbito de cada país participante, e as duas outras internacionais, quando concorreram somente os projetos nacionais selecionados, o objetivo do projeto foi dar maior visibilidade a jovens fotógrafos ibero-americanos, facilitando seu trânsito no circuito profissional da arte.
A primeira fase do projeto Saltando Muros foi a realização de um concurso fotográfico, com o
tema central “A fotografia como instrumento eficaz para o apoio ao desenvolvimento social sustentável”, cujo objetivo principal foi atingir o artista emergente e mostrar a fotografia como um instrumento para a transformação social. Este concurso foi promovido simultaneamente por uma instituição cultural de cada um dos 10 países ibero-americanos participantes. No Memorial da América Latina o concurso foi realizado em 2013, com a participação de cem fotógrafos. Uma comissão julgadora coordenada pela fotógrafa Maureen Bisilliat escolheu 5 trabalhos. Veja como foi o concurso.
A segunda fase foi o envio dos trabalhos selecionados para a FIART, que realizou uma nova seleção, quando foram escolhidos 1 ou 2 fotógrafos de cada país para a Mostra Itinerante. Entre os cinco trabalhos enviados à Madri pelo Memorial, o júri final escolheu as obras de Vitor Pontes de Souza (foto da primeira página) e Raphael Alves para integrar a terceira fase do projeto, constituída pela mostra montada nesta Galeria.
As fotografias aqui expostas representam a possibilidade do impacto da imagem fotográfica não somente como meio de denúncia, mas também como portadora de uma análise crítica, séria e profunda da uma realidade social concreta. Percorrendo vários países desde 2013, essa exposição veio de Porto Rico e em seguida vai para o Chile.
ARGENTINA – Museo Nacional de Bellas Artes, MNBA – Sede Neuquén
Lola García Garrido
Paula Jiménez
BRASIL – Fundação Memorial de América Latina, FMAL / Secretaría General Iberoamericana, SEGIB
Raphael Alves
Vitor Pontes de Souza
CHILE – Museo de Arte Contemporáneo de la Universidad de Chile, MAC
Chi-Hua Salinas Sung
Victor Anacona Ortiz
EQUADOR – Museo Antropológico y de Arte Contemporáneo – Centro Cultural Libertador Simón Bolívar, MAAC / Ministerio de Cultura Guayaquil
Cesar Morejón Castillo
Gabriela Portaluppi
ESPANHA – Fundación Fondo Internacional de las Artes, FIART / Secretaría General Iberoamericana, SEGIB / Casa de América / Casa de Iberoamérica de Cádiz / EsBaluard Museo de Arte Contemporáneo
Nicolás Combarro García
Alberto Herrero Barceló
MÉXICO – Biblioteca Vasconcelos / Coordinación Nacional de Artes Plásticas – INBA
Sebastián Arce Manrique
Fernando Manuel Escárcega Pérez
PERU
Museo Metropolitano de Lima / Gerencia de Cultura de la Municipalidad Metropolitana de Lima
Evelyn Merino Reyna Buchanan
Miguel Francisco Rueda Ñañez
PORTO RICO
Museo de Arte Ponce
Julio Lugo Rivas
Norma Vila Rivero
REPÚBLICA DOMINICANA
Museo de Arte Moderno MAM
Francisco (Pancho) Rodriguez
Yael Duval Liriano
URUGUAI
Centro Cultural Kavlin
Santiago Sebastián Salles Silva
Serviço
Exposição Saltando Muros
Fotógrafos ibero-americanos
terça a domingo, 9h – 18h
18 de agosto a 20 de setembro
Galeria Marta Traba
GRÁTIS