/governosp
A Fundação Memorial da América Latina promove no segundo semestre deste ano o curso “Religião e Sociedade na América Latina”. A atividade acadêmica é organizada pelo CBEAL – Centro Brasileiro de Estudos da América Latina e coordenado pelas historiadoras da Unicamp Eliane Moura Silva e Karina Kosick Bellotti.O CBEAL é a diretoria do Memorial responsável pelo fomento à pesquisa e reflexão sobre o subcontinente latino-americano.
O objetivo desse curso é debater as transformações religiosas ocorridas na América Latina nos últimos cinqüenta anos, período da intensificação do processo de pluralismo religioso no mundo ocidental.
Ministradas por dez professores da USP, Unicamp, Universidade Metodista e PUC-SP, as aulas começam em 11 de agosto e vão até 1º de dezembro, sempre aos sábados, das 9h às 12h. Com carga horária de 42 horas-aula o curso custa R$ 180,00, com certificação a quem comparecer a pelo menos 75% do curso. As inscrições vão até 3 de agosto e as vagas são limitadas.
Sob a perspectiva das ciências humanas, a religião é um produto histórico e social, que se transforma no espaço e no tempo por diferentes sociedades. A diversidade religiosa faz parte da história da América Latina, em que tradições constantemente misturam-se às recentes demandas da globalização e do mercado. Após mais de 400 anos de domínio católico, a América Latina passou a conviver com outras expressões religiosas, cristãs e não cristãs, experimentando um crescente pluralismo.
Embora desde o século XIX muitos países latinos tenham separado a Igreja do Estado, a religião continua a exercer influência na esfera pública e privada em áreas como a política, a educação pública e a ciência. Apesar de muitas crenças pregarem a paz, ainda ocorrem conflitos e demonstrações de intolerância por parte de religiosos e não-religiosos.
Por isso, debater sobre os desafios a que respondem as religiões na América Latina trata-se de um passo importante para a compreensão de nossas culturas e identidades, contribuindo para o alcance da tolerância e do diálogo dentro da diversidade.
Acompanhe os temas e as datas das aulas:
Introdução ao curso – Religião e Sociedade na América Latina – 11.08.07
Profa. Dra. Eliane Moura da Silva/ Profa. Dra. Karina Bellotti (História – UNICAMP)
Conteúdo: Definição de religião para ciências humanas; definição do recorte histórico oferecido; transformações religiosas na América Latina desde os anos 1950; as conseqüências da secularização. Breve introdução dos temas a serem tratados no curso.
Catolicismo na América Latina I – 18.08.07
Prof. Dr. Leandro Karnal (História – UNICAMP)
Conteúdo: Como se instituiu o catolicismo na A.L.? Qual o seu impacto sobre as culturas pré-colombianas e como ele constituiu as culturas latinas durante o período colonial?
Catolicismo na América Latina II – 25.08.07
Prof. Dr. José Alves de Freitas Neto (História – UNICAMP)
Conteúdo: quais as transformações que o catolicismo sofreu na América Latina? É possível pensar em uma única identidade católica? Como os catolicismos latinos dialogam com os desafios das sociedades latino-americanas na atualidade? Exemplo histórico – Catolicismo na Argentina – religião e política.
Religiões Afrobrasileiras – 01.09.07
Prof. Dr. Vagner Gonçalves da Silva – Departamento de Antropologia da USP
Religiões afro – questões de identidade cultural – apropriações diversas das culturas religiosas africanas na América Latina.
Islamismo e mística islâmica – 15.09.07
Profa. Ms. Beatriz Machado (USP)
Definição de Islamismo – crenças e práticas, panorama histórico de expansão e de correntes doutrinárias e místicas.
Espiritismo – 22.09.07
Profa. Dra. Eliane Moura da Silva (História – UNICAMP)
Conteúdo: qual a definição de espiritismo e qual a especificidade espírita do Brasil – o maior país espírita do mundo.
Religiões Orientais – 29.09.07
Prof. Ms. Flávia Galli Tatsch (UNICAMP)
Conteúdo: Conteúdo: Budismo – crenças e práticas, desenvolvimento histórico e expansão no Brasil.
Novos Movimentos Religiosos – 06.10.07
Prof. Dr. Silas Guerrieiro (Departamento de Antropologia e de Ciências da Religião – PUC-SP) Conteúdo: definição de NMR – quais as questões que esses novos movimentos lançam para o entendimento da religião e da nossa sociedade – exemplos históricos de NMR.
Pluralismo protestante na América Latina – 20.10.07
Profa. Dra. Karina Bellotti (História – UNICAMP)
Conteúdo: quem são os protestantes e como surgiram na América Latina? Expansão e diversificação protestantes; quais as diferenças entre os ramos protestantes e quais as transformações por que passam nos últimos 50 anos?
Intolerâncias e Fundamentalismos – 27.10.07
Profa. Dra. – Karina Bellotti (História – UNICAMP)
Conteúdo: definição e histórico dos fundamentalismos; existe fundamentalismo na América Latina? A quais demandas sociais e culturais os fundamentalismos respondem? Quais os desafios que essas expressões religiosas oferecem atualmente? Ênfase maior no fundamentalismo cristão, que é o mais próximo da realidade latina, por influência dos americanos.
Judaísmo – Rabina Luciana Lederman – Comunidade Shalom de São Paulo – 07.11.2007 (durante a semana – quarta-feira)
Definição de Judaísmo – crenças e práticas, panorama histórico de expansão e atuação social.
Religião e Política – 10.11.07
Prof. Dr. Leonildo Silveira Campos (Ciências da Religião – UMESP)
Conteúdo: quais as relações entre religião e política em movimentos sociais da A.L.? Casos históricos: Teologia da Libertação e CEBs frente às ditaduras latinas; Evangelho Social protestante contra as ditaduras e as injustiças sociais; o crescimento da bancada evangélica nos anos 1980 e 1990 e seu recuo nos anos 2000; o que a religião ganha e o que perde com a política? O que a política ganha e o que perde com a religião?
Religião e Gênero – 24.11.07
Profa. Dra. Sandra Duarte de Souza (Ciências da Religião – UMESP)
Conteúdo: Definição de gênero e suas relações com as religiões; quais os lugares destinados a homens e mulheres pelas religiões – em especial a Católica, predominante na A.L.? Como a visão religiosa de gênero influenciou na configuração social de gênero na A.L.? E quais as transformações que vêm ocorrendo (feminismo, pentecostalismo, carismatismo)? Quanto se avançou e o que há para ser mudado?
Ecumenismo – Prof. Anivaldo Padilha – 01.12.07
Conteúdo: Histórico do ecumenismo – mundo e América Latina (século XX) – exemplos históricos de diálogo ecumênico na América Latina – desafios, limitações e avanços.
Conheça os professores que ministrarão o curso Religião e Sociedade na América Latina:
Prof. Anivaldo Pereira Padilha (Koinonia)
Sociólogo, líder leigo da Igreja Metodista do Brasil, participa há cerca de 50 anos do Movimento Ecumênico no Brasil. Atualmente, é Secretário de Planejamento e Cooperação da KOINONIA – Presença Ecumênica e Serviço, uma associação sem fins lucrativos, formada por pessoas de igrejas cristãs e de outras expressões de fé, além de líderes do movimento social.
Profa. Dra. Eliane Moura Silva (Unicamp)
Doutora em História pela Unicamp, onde é professora dos cursos de graduação e pós-graduação. Coordena pesquisas na área de. Ministrou e coordenou diversos cursos para a rede pública de ensino, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. É autora de “Repensando o Fanatismo Religioso: representações, conceitos e práticas contemporâneas”, “O Espiritualismo No Século XIX Reflexões Teóricas e Históricas Sobre Correntes Culturais e Religiosidade” (IFCH/Unicamp), além de diversos artigos sobre História das Religiões, em especial Religião e Gênero, Fundamentalismo e Diversidade Religiosa.
Rabina Luciana Pajecki Lederman (Comunidade Shalom)
Rabina da Comunidade Shalom na cidade de São Paulo-SP. Em 2005 foi ordenada pelo Jewish Theological Seminary de Nova York, tornando-se a segunda rabina brasileira, a primeira a voltar para servir sua comunidade natal. Durante seus estudos, Luciana recebeu diversos prêmios acadêmicos, tais como Rubenovitz Prize in Jewish Theology, Stephen Henry Shefrin Memorial Prize, Cyrus Adler Prize, Rabbi Gelb Memorial Prize in Talmud, e Bernard and Sydell Citron Scholastic Prize.
Profa. Dra. Karian Kosicki Bellotti (Unicamp)
Doutora em História Cultural pela UNICAMP, onde é Pesquisadora Colaboradora. Foi pesquisadora visitante da Universidade do Texas em Austin e especializou-se em História do Protestantismo, principalmente na história da mídia evangélica no Brasil e nos Estados Unidos. Publicou o livro “Mídia Presbiteriana no Brasil – Editora Cultura Cristã e Luz para o Caminho (1976-2001)” (Annablume/Fapesp, 2005), além de vários artigos sobre Protestantismo, História Cultural, História da Mídia Religiosa e Educação Religiosa.
Prof. Dr. Leandro Karnal (Unicamp)
Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em História da América, é professor de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi chefe do Departamento de História da mesma instituição. É membro da Associação Nacional de História (ANPUH) e da Associação Nacional de Pesquisadores de História Latino-Americana e Caribenha (ANPHLAC). Publicou diversos livros e artigos nas áreas de História e Ensino, entre eles EUA: a formação da nação, História na sala de aula (organização) e História da cidadania (co-autor), todos publicados pela Editora Contexto.
Prof. Dr. José Alves de Freitas Neto (Unicamp)
Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor doutor da Universidade Estadual de Campinas e coordenador de graduação do curso de História desta Universidade. É especialista em História da América, com publicações nas áreas de América, História e Memória, Narrativas, Política, Moral, Bartolomé de Las Casas, crônica religiosa do século XVI, Argentina e México.
Prof. Dr. Leonildo Silveira Campos (Umesp)
Doutor em Ciências da Religião pela UMESP, onde é professor do programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião. É autor do livro “Teatro, Templo e Mercado: organização de um empreendimento neopentecostal” (Umesp, Vozes, Simpósio, 1997), e autor de diversos artigos e capítulos de livro sobre Protestantismo, Teologia, Pentecostalismo, Política e Comunicação.
Prof. Dr. Silas Guerrieiro (PUC-SP)
Doutor em Ciências Sociais (Antropologia) pela PUC-SP. Leciona no Departamento de Teologia e Ciências da Religião da PUC-SP desde 1991, onde atualmente é chefe de departamento (gestão 2005-2007). Sua área de pesquisa é Antropologia da Religião, especialmente novos movimentos religiosos e religião na modernidade. É autor de “A magia existe?” (editora Paulus, 2003), organizador dos livros “Antropos e Psique – o outro e sua subjetividade” (editora Olho Dágua, 2000) e “O estudo das religiões: desafios contemporâneos” (editora Paulinas, 2003) e autor de vários artigos na área.
Profa. Dra. Sandra Duarte de Souza (Umesp)
Doutora em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1999), onde é professora titular dos programas de graduação e pós-graduação em Ciências Sociais e Religião. Tem experiência na área de Antropologia e atua principalmente nos seguintes temas: Ecofeminismo, Natureza, Essencialismo, Diferença, Espiritualidade. É organizadora do livro “Gênero e Religião: Ensaios Feministas” (Umesp, 2007).
Prof. Dr. Vagner Gonçalves da Silva (USP)
Doutor em Antropologia Social e Professor Assistente Doutor do Departamento de Antropologia da FFLCH da USP. Publicou os livros “Orixás da Metrópole”, “A cor do axé – brancos e negros no candomblé de São Paulo”, “Cantar para subir – um estudo antropológico da música ritual no candomblé paulista”, “ O Antropólogo e sua magia e Candomblé e Umbanda”. Atualmente é vice-coordenador do Núcleo de Antropologia Urbana (NAU) da USP.
Profa. Ms. Flávia Galli Tatsch (Unicamp)
Doutoranda em História Cultural pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/Unicamp (2007) e Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes/USP (2002). Ministra cursos e palestras arte e religião no Instituto Arte na Escola e na Casa do Saber, ambos em São Paulo. Tem artigos publicados na área de História Cultural.
Profa. Ms. Beatriz Machado (USP)
Formada em Psicologia, mestre e doutoranda na Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo, é estudiosa da Mística e do Sufismo e da obra do grande mestre sufi Ibn ‘Arabî há 22 anos. Durante este tempo, tem exercido atividades docentes e participado de congressos internacionais em torno deste tema, no Brasil e na Espanha. Autora do livro “Sentidos do Caleidoscópio – uma leitura da Mística a partir de Ibn ‘Arabî”, Humanitas, 2004.
Local: Auditório do Anexo dos Congressistas – Memorial da América Latina
Horário: Aos sábados, das 9h00 às 12h00
Inscrições: A partir de 11 de julho. As inscrições deverão ser feitas diretamente no Memorial da América – CBEAL – prédio da Administração (portão 08), se segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas.
Taxa de inscrição:
R$ 180,00 – vagas limitadas
Certificado de participação:
Serão fornecidos certificados com chancela da Universidade Metodista aos participantes com presença confirmada em no mínimo 75 % da carga horária.
Informações:
(11) 3823-4780