/governosp
Veja, a seguir, os arquivos para download, fornecidos pelos professsores, nas partes correspondentes a cada um dos professores
Coordenação:Prof. Jorge Schwartz
(Programa sujeito a alterações)
Apresentação:
O curso propôs realizar um percurso pela literatura e a cultura latino-americana do século XX focando momentos, autores e textos decisivos para a configuração de um cânone estético e de pensamento na América Latina. Foramconfrontadas as obras de Machado de Assis e de Borges, de Gilberto Freyre e de ensaístas hispano-americanos, as vanguardas históricas latino-americanas, escritoras em confronto (Clarice Lispector / Maria Luisa Bombal), a reflexão latino-americanista de Octavio Paz, o diálogo de Haroldo de Campos com escritores e poetas hispano-americanos, e as literaturas contemporâneas da Argentina e do México.
Primeiro Módulo:
IDÉIAS E ESTÉTICAS FUNDACIONAIS:
1. Prof. Jorge Schwartz, 29 de março
Imaginário urbano: Jorge Luis Borges, Oliverio Girondo, Horacio Coppola”
Imaginários urbanos: Jorge Luis Borges, Oliverio Girondo, Horacio Coppola.
Jorge Schwartz é professor aposentado pela Universidade de São Paulo. Especialista em vanguardas latino-americanas e curador independente.
2. Prof. Guillermo Giucci, 5 de abril
“Gilberto Freyre e o ensaio hispano-americano”
O Prof. Guillermo Giucci, Ph.D. em Letras pela Universidade de Stanford, leciona na Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foi professor visitante nas Universidades Albert-Ludwigs, Poitiers, Texas, Los Angeles, Stanford. Éautor de Viajantes do maravilhoso: O Novo Mundo (1992), Sem fé, lei ou Rei (1993), A vida cultural do automóvel (2004). Organizou, com Enrique Rodríguez Larreta e Edson Nery da Fonseca, a Edição Crítica de Gilberto Freyre, Casa-grande & senzala (Paris, Archives, 2002).
Segundo Módulo:
VANGUARDAS HISTÓRICAS: nacionalismo e cosmopolitismo na literatura e outras linguagens
3. Viviana Gelado 12 de abril
Vanguarda estética e vanguarda política na América Latina
A Profa. Viviana Gelado é Doutora em Teoria e História Literária pela Unicamp. Professora de Literaturas Hispânicas na UFF. Publicou “Poéticas da transgressão: vanguarda e cultura popular nos anos 20 na América Latina” (2006), além de artigos em revistas especializadas, nacionais e internacionais
4. Davi Arrigucci Jr, 26 de abril
“Borges: a formação de um narrador. Leitura dos prefácios da História Universal da Infâmia”
Davi Arrigucci Jr. é Prof. Titular de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo. Ensaista e narrador, é autor, entre outros, de “O escorpião encalacrado (A poética da destruição em Julio Cortázar)”. Recebeu prêmio APCA pelo melhor livro de ensaios, “Enigma e comentário. Ensaios sobre literatura e experiência” e prêmio Jabuti pelo melhor livro de ensaios de 1979, “Achados e perdidos. Ensaios críticos.”
É coordenador das “Obras Completas” de Jorge Luis Borges junto à Editora Companhia das Letras, assim como tradutor de vários dos volumes, entre eles “Ficções ” e “O aleph”. No momento está elaborando o livro” Sertão. Oeste. Pampa. Ensaios sobre ficção e experiência histórica.”
Downloads:
5. Profa. Leyla Perrone-Moisés, 10 de maio
“Entidades nacionais brasileiras: Peri, Policarpo Quaresma e Macunaíma”.
A Profa. Leyla Perrone-Moisés é Professora Emérita da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e Officier de l´Ordre des Palmes Académiques, Ministério da Educação do Governo Francês. Especialista em literatura francesa, brasileira, portuguesa e hispano-americana, publicou, entre outros títulos, “Fernando Pessoa, aquém do eu, além do outro”, “Texto, crítica, escritura”, “Altas literaturas. Escolha e valor na obra crítica de escritores modernos”, “Lautréamont austral”, em colaboração com Emir Rodríguez Monegal e mais recentemente, “Vira e mexe, nacionalismo”. É também a principal tradutora das obras de Roland Barthes no Brasil.
Terceiro Módulo:
IDENTIDADE E SUBJETIVIDADE
6. Laura Hosiasson, 17 de maio
“María Luisa Bombal e Clarice Lispector: Escritas em contato”
Professora de Literatura Hispano-Americana na Universidade de São Paulo. Tradução de Enrique Vila Matas, A viagem vertical, São Paulo, Cosac Naify, 2005, de Julio Ramón Ribeyro, Só para fumantes (seleção, tradução e posfácio), Cosac Naify, 2007. Colabora periodicamente em revistas especializadas.
Downloads:
7. Julio Pimentel Pinto 31 de maio
“Octavio Paz e o labirinto da América Latina”.
Júlio Pimentel Pinto é professor no Departamento de História da Usp e autor, entre outros, de Uma memória do mundo. Ficção, memória e história em Jorge Luis Borges (Estação Liberdade, 1998) e A leitura e seus lugares (Estação Liberdade, 2004).
Download:
POESIA, NARRATIVA E ENSAIO NO FINAL DE SÉCULO
8. Gênese Andrade, 07 de junho
“Xadrez de letras: Haroldo de Campos e os hispano-americanos”
Pesquisadora e Tradutora. Doutora em Literatura Hispano-Americana pela USP, atualmente realiza o pós-doutorado na Unicamp. Organizadora de Oswald de Andrade, Feira das Sextas (2004) e Un diálogo americano: Modernismo brasileño y vanguardia uruguaya 1924-1932 (com Pablo Rocca, 2006).
Download:
9. Marcos Piason Natali, 14 de junho
Prof. de Teoria Literária da Universidade de São Paulo
“Literatura mexicana contemporânea”
Marcos Piason Natali é Mestre e doutor em Literatura Comparada pela Universidade de Chicago, professor do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP desde 2003, autor do livro A política da nostalgia: Um estudo das formas do passado e pesquisador de literatura hispano-americana.
9. Ana Cecilia Olmos, 21 de junho
Ante a prolixidade do real. Questões de representação na narrativa argentina.
(Saer, Piglia, Fogwill, Gusmán)
Professora de Literatura Hispano-Americana da Universidade de São Paulo.
Formada em Letras Modernas na Universidade Nacional de Córdoba, Argentina. Mestre em Teoria Literária pela UFSC (1994) e Doutora em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana pela USP (2000). Especialista em literatura e cultura hispano-americana do século XX, atualmente concentra sua pesquisa no campo dos discursos críticos latino-americanos, na narrativa contemporânea e no ensaio de escritores. Publicou diversos artigos em livros e revistas especializadas e de difusão cultural.
Downloads
BIBLIOGRAFIAS:
Dr. Jorge Schwartz
BORGES, Jorge Luis. Primeira poesia. SP: Companhia das Letras, 2007.
COPPOLA, Horacio. Visões de Buenos Aires. SP: Instituto Moreira Salles, 2007.
GIRONDO, Oliverio. Poesia completa. Archivos, 1999.
SARLO, Beatriz. (livro sobre Borges a ser publicado pela ed. Iluminuras, ainda em 2007, título a ser definido).
Dra. Gênese Andrade:
CAMPOS, Haroldo de. “Vieira/ Venera/ Vênus”, em Bernardo Vorobow & Carlos Adriano (orgs). Julio Bressane. Cinepoética. São Paulo, Massao Ohno, 1995, pp. 27-42.
“DOSSIER Poesía Concreta”. Plural, n. 8, México, maio 1972 (trad.: Octavio Paz).
PAZ, Octavio & CAMPOS, Haroldo de.”Transblanco: em torno a Blanco”. 2ª ed. ampliada. São Paulo, Siciliano, 1994.
PAZ, Octavio. “Os signos em rotação” (trad.: Sebastião Uchoa Leite; org. e rev: Celso Lafer & Haroldo de Campos). 2ª ed. São Paulo, Perspectiva, 1990.
Dr. Júlio Pimentel Pinto
PAZ, Octavio. “El laberinto de la soledad”. México: Fondo de Cultura Económica, 1993 (original: 1950; edição brasileira: Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984, tradução de Eliane Zagury);
PAZ, Octavio. “Itinerario”. México: Fondo de Cultura Económica, 1993;
SANTI, Enrico Mario. “El acto de las palabras. Estudios y diálogos con Octavio Paz.”. México: Fondo de Cultura Económica, 1997;
SANTIAGO, Silviano. “As raízes e o labirinto da América Latina”. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.
Dr. Marcos Piason Natali
BOLAÑO, Roberto. Os detetives selvagens. Companhia das Letras, 2006.
Ortega, Julio (Org.). Antología del cuento latinoamericano del Siglo XXI. Siglo XXI
Ed., 2001.
PADILLA, Ignacio. “Amphitryon”. Companhia das Letras, 2006. Isbn: 8535907718
Toscana, David. “O útimo leitor”. Casa da Palavra, 2005. Isbn: 8587220969
Volpi, Jorge. “El fin de la locura”. Ed. Seix Barral, 2003.
Dra. Laura Hosiasson
BOMBAL, María Luisa, “La última niebla”, Santiago, Ed, Andrés Bello, 1982.
GLIGO, Agata, María Luisa, Santiago, Ed. Andrés Bello, 1984.
GOTLIB, Nádia, Clarice. “Uma vida que se conta”, São Paulo, Ática, 1995.
LISPECTOR, Clarice, “Perto do Coração selvagem”, Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1980.
______________, “A Descoberta do Mundo”, Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1984.
Dra. Ana Cecilia Olmos
DRUCAROFF, Elsa. “La narración gana la partida”. Historia crítica de la literatura argentina
(vol. 11). Buenos Aires, Emecé, 2000.
FOGWILL, Rodolfo Enrique. “Mis muertos punk”. Buenos Aires: Ed. Tierra Baldía, 1980
GUSMÁN, Luis. “De dobles y bastardos”. Buenos Aires: Norma, 1999.
PIGLIA, Ricardo. “Prisión perpetua”. Buenos Aires: Sudamericana, 1988.
——————. “Formas breves”. São Paulo: Cia das Letras, 2003.
SAER, Juan José, “Cuentos Completos”. Buenos Aires: Seix Barral, 2002.
Dra. Viviana Gelado
BELUZZO, A. M. de M. “Modernidade: vanguardas artísticas na América Latina”.
S. Paulo: Memorial-Ed. da Unesp, 1990.
JITRIK, N. “Notas sobre la vanguardia latinoamericana. Papeles de trabajo”,
La vibración del presente. México, FCE, 1987:60-78.
_____. “Las dos tentaciones de la vanguardia”, A. Pizarro. América Latina:
palavra, literatura e cultura. S. Paulo: Memorial da América Latina,
Campinas: Ed. da Unicamp, 1995, vol. 3, 57-74.
RAMA, A. “Las dos vanguardias latinoamericanas”, Maldoror. Montevideo, 9,
1973:58-64.
“Literatura e cultura de 1900 a 1945 (Panorama para estrangeiros)”, em: Literatura e sociedade. 3.e. S. Paulo, Companhia Editora Nacional, 1975, pp.109-138.