Os países da América Latina abrigam 10% da população mundial e são responsáveis por 5% do Produto Interno Bruto do planeta, mas, menos de 2,5% das 2 mil maiores empresas têm sede na região. Esse paradoxo é o fio condutor do livro Empresas Latino-Americanas – Oportunidades e Ameaças no Mundo Globalizado, que o professor Paulo Roberto Feldmann, catedrático do curso de Administração da FEA-USP lança no próximo dia 22, às 18h30 na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo.
Para o autor esta discrepância está relacionada à forma como as empresas latino-americanas são administradas. “A economia do nosso continente é sempre analisada do ponto de vista macroeconômico e estrutural, quando deveria serem vistas pela ótica de suas empresas e de como são geridas”. Para saber mais, acesse o site da Faculdade de Economia e Administração da USP http://www.fea.usp.br/
O professor Feldmann possui graduação em Engenharia pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas – SP (1979) e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – SP (1987). Atualmente é diretor da Microsoft e professor doutor ms-3 da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Negócios Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia, competitividade, aumento de produtividade, produtividade em desenvolvimento de software e estratégia empresarial.
A Universidade de São Paulo faz parte do Conselho Curador do Memorial e, ao lado da Unesp e Unicamp, participa da Cátedra Unesco Memorial da América Latina. Um dos temas desenvolvidos pela Cátedra Unesco Memorial foi justamente as dificuldades enfrentadas pelos países latino-americanos para incrementar as transações comerciais entre si. O próximo catedrático é o ex-ministro Roberto Rodrigues, que enfrentará o tema da liderança brasileira em commodities agrícolas e o agronegócio na América Latina em face do mundo globalizado.
Serviço:
Empresas Latino-americanas – Oportunidades e Ameaças no Mundo Globalizado
de Paulo Roberto Feldmann, Editora Atlas, São Paulo, 2010
Lançamento: 22 de fevereiro, segunda-feira, das 18h30 às 21h30
Local: Livraria Cultura, Av. Paulista, 2073