/governosp
O presidente do Memorial Fernando Leça foi recebido pelo representante da Unesco no Brasil Vincent Defourny na sede da entidade em Brasília, na quarta-feira, 20 de setembro. Na audiência, Leça apresentou ao diplomata a missão, os programas acadêmicos e os principais projetos da Fundação Memorial da América Latina. O encontro foi um desdobramento da visita da coordenadora do Escritório Antena da Unesco, em 22 de agosto passado.
Leça também esteve com Waldemar Wirsig, representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento do Brasil. A audiência foi agendada após o presidente do Memorial ter sido recebido em Washington pelo presidente do BID Luiz Alberto Moreno, em 16 de agosto passado.Com agenda intensa na capital do país, Leça ainda esteve com Kim Bolduc, Representante-Residente do PNUD e Coordenadora do Sistema ONU no Brasil. Por fim, ele participou de reuniões no Itamaraty, onde discutiu a organização de um seminário internacional comparando o processo de unificação europeu com o latino-americano.
Em todos os compromissos foi apresentado o projeto da Cátedra Memorial da América Latina, programa acadêmico recentemente instituído pelo Memorial e as três universidades públicas paulistas (USP, Unicamp e Unesp), com o apoio das Secretarias de Estado da Cultura e de Ciência e Tecnologia e da Fapesp. Outro assunto tratado é um seminário internacional que examine as experiências em curso em universidades da América Latina no plano da inclusão social. As entidades visitadas se comprometeram a estudar o apoio técnico-financeiro ou a cooperação institucional.