
Fernando Leça, presidente da Fundação Memorial da América Latina, recebeu a Medalha Simón Bolívar, principal comenda da República da Bolívia, em cerimônia nessa quinta, 7 de agosto de 2008, no Centro de Convenções do Memorial. A solenidade, organizada pelo consulado boliviano, comemorou os 183 anos de Independência do país. Participaram do ato cívico representantes do corpo consular de vários países latino-americanos, expoentes da comunidade boliviana radicada em São Paulo, autoridades e grupos musicais típicos.
Ao entregar a comenda, o cônsul-geral da Bolívia, Jaime Valdivia, destacou a importância do Memorial para os bolivianos que vêm trabalhar em São Paulo. Como exemplo, apontou o atual posto de documentação do governo montado nas dependências do Memorial, o “poupa-tempo boliviano”, e as festas de 6 de agosto, verdadeiros carnavais, que chegam reunir 30 mil dos seus compatriotas. Segundo Valdivia, Fernando Leça não só abriu as portas do Memorial como empenhou toda a estrutura da instituição no apoio às necessidades bolivianas.
“Este prêmio não é para mim, mas para o Memorial”, respondeu Fernando Leça, “e se é verdade que são os funcionários que fazem uma institução, essa medalha e comenda, que muito me orgulham, são para eles”. A festa terminou com um show de ritmos tradicionais bolivianos, tais como cueca chacarera, caporales kantuta e tarabuco.
Fotos: Fábio Pagan