/governosp
Está aberto para visitação o novo altar do Día de los Muertos, do Pavilhão da Criatividade, nos moldes da celebração popular mexicana de influência indígena, equivalente ao nosso dia de finados. A “Oferenda do Dia dos Mortos”, do Memorial, homenageia a Frida Kahlo, uma das maiores personalidades do México e do mundo das artes plásticas.
A tradição do Día de los Muertos é pré-hispânica. Há milênios, era comum conservar os crânios dos defuntos como troféus e utilizá-los durante os rituais para celebrar a morte e o renascimento. A data para essa festa era de acordo com o calendário solar asteca (por volta do mês de agosto atual) e costumava-se comemorar ao longo de um mês inteiro.
A festa homenageia as crianças e parentes falecidos. Tornou-se uma das principais festas do mundo, conhecida por ser extremamente animada. Durante a comemoração, há música, comida, são servidos bolos e os doces favoritos dos mortos. Para as crianças, caveirinhas de açúcar.
Frida Kahlo
A artista mexicana é criadora de uma pintura absolutamente pessoal, ingênua e profundamente metafórica, ao mesmo tempo derivada de sua exaltada sensibilidade e de acontecimentos marcantes de sua vida. Por exemplo, como o acidente que sofreu aos 18 anos, debilitando-a.
Foi contemporânea dos muralistas mexicanos e compartilhava de seus ideais, tendo até sido casada com o muralista Diego Rivera. Em busca das raízes estéticas mexicanas, pré-conquista, realizava retratos e obras inspirada na iconografia de seu país. Ao mesmo tempo, sua obra reflete seu complexo mundo psicológico.
Serviço:
“Oferenda do Dia dos Mortos
– Homenagem a Frida Kahlo”
Abertura quarta-feira, dia 26 de outubro, às 19h30
Período de 27 de outubro a 27 de novembro
Pavilhão da Criatividade
Entrada Franca