
Com recursos destinados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a Biblioteca Latino-americana Victor Civita vai modernizar o sistema de armazenamento de seu acervo com estantes deslizantes, equipamento que permitirá ampliar a oferta de títulos – são 30 mil, atualmente – e, indiretamente, vai otimizar a capacidade de atendimento aos usuários do Memorial da América Latina.
Esse up-grade não é a primeira iniciativa da parceria entre a Fundação Memorial e a Fapesp, que contribuiu decisivamente para a criação da Biblioteca Virtual da América Latina com a doação de expressivo lote de títulos literários. A Fapesp, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo é uma das principais agências de fomento à pesquisa tecnológica e científica do país.
A liberação dos recursos para a Biblioteca Latino-americana Victor Civita levou em conta a ampliação, nos últimos dois anos, do espectro de atividades culturais e acadêmicas do Memorial. “Nesse aspecto teve peso importante o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Cátedra Unesco-Memorial da América Latina, nosso programa de pesquisa e docência que debate os temas relevantes em várias áreas de interesse comum aos países da região”, explicou o professor Adolpho Melfi, coordenador da Cátedra e diretor do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL).