/governosp
Mostra que comemora o Bicentenário de Independência de países da América Latina é parte integrante da programação do São Paulo Polo de Arte Contemporânea da 29.a Bienal Internacional de São Paulo.
Debates com artistas e curadores, oficinas, performances, works in progress e sabatinas fazem parte da exposição. Tudo é gratuito.
Em comemoração ao Bicentenário de Independência da América Latina, o Memorial inaugurou nessa quinta, 16 de setembro de 2010, a exposição “TRANSfronteiras Contemporâneas”, com obras de artistas da Argentina, Chile, Colômbia, México e Venezuela Esses países adotam o ano de 1810 como o início de seu processo de autonomia política em relação à Espanha.
O Brasil participa dessa mostra coletiva com vários artistas (veja lista abaixo). Naturalmente, eles tiveram presentes na abertura e trouxeram colegas, curadores, críticos e amigos da arte. A Galeria Marta Traba viveu uma noite agitada.
São Paulo já recebe artistas e pesquisadores para a 29ª Bienal de Artes de São Paulo, que começa em 25 de setembro e isso ajudou a movimentar o mostra “TRANSfronteiras Contemporâneas”. A artista plástica peruana Marita Ibanez (www.maritaibanez.com), por exemplo, havia acabado de chegar à cidade. “Vim para essa exposição, todas as que gravitam em torno da Bienal e para fazer um curso. Meu sonho é entrar no mestrado de Poéticas Visuais da ECA-USP”, confessou.
A exposição faz parte dos eventos que gravitam em torno da Bienal de Arte de São Paulo, coordenados pelo São Paulo Polo de Arte Contemporânea, que articula 30 instituições culturais da capital. Os trabalhos de artistas brasileiros, ao lado das obras dos países homenageados, permitem tanto uma visão panorâmica da produção artística contemporânea do subcontinente latino-americano quanto revelam as intersecções culturais entre todos.
Mais especificamente, trata-se de um recorte na contemporaneidade que foca as relações da arte, nas mais diversas linguagens, com as tecnologias modernas: multimediações e intersecções das linguagens da música, da performance, das instalações e de seus circuitos midiáticos. O transpasse e a reunião de fronteiras, culturas, linguagens e meios em diálogos e convergências simultâneas são objetos desta mostra que pretende discutir os paradigmas da arte do século XXI.
A programação prossegue neste sábado, com encontros com os artistas. Programe-se:
29ª Bienal de Artes de São Paulo
Entenda o que é o Polo São Paulo de Arte Contemporânea
Confira entrevista com a artista brasileira Flávia Fernandes
Entrevista com a chilena Angie Saiz
Dupla chilena BaseColor fala sobre sua obra
Futebol arte na obra de Julio Leite
Vertigem de recordações na vídeo-instalação de Nora Cherñajovsky
O sonho integracionista de Ricardo Benain
O espaço e o tempo fragmentados na obra de Marcelo Salum
SABATINA . TRANSfronteiras . 1
18 de Setembro – sábado
Local: Auditório da Biblioteca Victor Civita
15:00
Conversa com Artista
DANIEL SALAMANCA – Colômbia
15:20
Conversa com Artistas
ANGIE SAIZ e BASE COLOR (Gonzalo Latoja e Daniel Cerda) – Chile
16:00
Conversa com Artista
NORA CHERÑAJOVSKY – Argentina
16:20
Conversa com Artista
DIANA DOMINGUES – LART – Brasil
17:00
Conversa com Artista
MONICA GOLDSTEIN – Argentina
17:20
Conversa com Artista
LUIS RICAURTE – México/Colômbia
18:00
Conversa com Artista
RICARDO BENAIM – Venezuela
18:30
Debate aberto com a curadoria e artistas
Ângela Barbour, Fernando Calvozo, Rosa Cohen e artistas.
Work-shop 1 . TRANSfronteiras
20, 21, 22 e 23 de Setembro
segunda a quinta-feira.
Título: SÃO PAULO UTÓPICO
Artista: Ricardo Benaim . Venezuela
Horário: das 10h às 11:30
Público: artistas, profissionais da arte e público em geral.
Local: Galeria Marta Traba
Vagas: 15
Descrição:
Sob orientação do artista, os participantes captarão imagens da cidade de São Paulo, que receberão interferências digitais, criando uma nova visão do espaço e da relação de cada um com seu entorno, numa busca pela utopia de cada um e da cidade. As imagens interferidas se transformam em cartões postais que serão enviados de acordo com as propostas dos participantes. O artista convida também os participantes a integrarem o projeto MAPA, de intervenções em diferentes mapas antigos do Brasil. O projeto será exposto na Venezuela.
Sobre o artista:
Nascido em Caracas, Venezuela, em 1949, Ricardo Benaim se formou em seu país, na França e nos Estados Unidos inicialmente nas técnicas de desenho e gravura. Foi professor do Pratt Institute, de Nova York. Além desses países, expôs individualmente na Argentina, Colômbia, Cuba, Peru, Porto Rico, Japão, Brasil, Canadá, entre outros países. Benaim criou e incentivou diversos projetos coletivos, como “Un marco por la tierra” (1992 – 1999) e “Veinticinco por ciento” (1995 – 1998). Recebeu o primeiro prêmio de desenho da Fundação Juan Miró, de Barcelona, Espanha (1982) e da Bienal Iberoamericana de Artes Gráficas de Nova York (1984), entre outros. Diversas instituições e museus públicos, bem como coleções privadas tem obras suas, como o Museu de Belas Artes de Caracas, Museu de Arte Moderna de Nova York, Museu de Arte Moderna de Bogotá e Museo de Arte Contemporânea de Lima, Peru.
Work-shop 2 . TRANSfronteiras
20, 21, 22 e 23 de Setembro
segunda a quinta-feira.
Título: GRÁFICA EXPERIMENTAL – LASERGRAFIA e NOVAS GRAVURAS
Artista: Luis Ricaurte . México/Colômbia
Horário: das 15h às 16:30
Público: artistas, profissionais da arte e público em geral.
Local: Galeria Marta Traba
Vagas: 10
Descrição:
Luis Ricaurte vem desenvolvendo trabalhos de gravura em suportes experimentais nos últimos 10 anos. Suas obras destacam-se pela técnica da lasergrafia e da utilização de matrizes não convencionais como pneus antigos e etc. O workshop é destinado a artistas que buscam, em novas técnicas e materiais, formas contemporâneas de expressão artística para a técnica da gravura.
Sobre o artista:
Artista de origem colombiana e naturalizado mexicano, é mestre em artes visuais pela Division Fine Arts na Universidade de Illinois – EUA e mestre em artes plásticas pelo Instituto Departamental de Belas Artes de Cali. Integrou-se ao circuito de galerias de Nova York, onde expôs em vários espaços. Atualmente se dedica à gráfica experimental, com suporte, materiais e pigmentação não convencional.
Work-shop 3 . TRANSfronteiras
20 e 21 de Setembro
Segunda e terça-feira.
Título: ARTE E MEMÓRIA
Artista: Nora Cherñajovsky . Argentina.
Horário: das 10h às 12:30
Público: artistas, profissionais da arte e público em geral.
Local: o grupo se encontra na Galeria Marta Traba e vai para a Sala dos Espelhos.
Vagas: 20
Descrição:
O workshop tem a intenção de investigar as formas de estar com os outros e os objetos pessoais e do entorno. O objetivo é que os alunos se tornem conscientes dos seus processos criativos e adquiram os instrumentos e procedimentos para estimular a imaginação. É importante que eles capturem suas experiências para incorporá-las na sua própria tarefa e possam enriquecer as suas produções pessoais. O corpo em movimento permite trazer ao presente a emoção, unindo o passado e o futuro no ato da criação. Ao trabalhar livremente com o que aparece de modo inconsciente, se constrói o próprio eixo e na conexão com os outros, se revisam os próprios valores.
Sobre a artista:
Nora Cherñajovsky, artista visual argentina, trabalha com a “memória” e o “desprendimento”. São os desencadeantes das suas imagens, que se refletem nas suas várias linguagens audiovisuais: o desenho, a matéria pictórica, as colagens em longos rolos, as transparências, a fotografia e as suas vídeo-instalações. Em TransFronteiras Contemporâneas Nora traz “Palimpsesto”, obra que aborda o conceito da escritura que foi raspada e excluída mas permanece no fundo. Cabe ao artista rastrear e expor esses vestígios. Nora Cherñajovsky é arquiteta com experiência no mundo da dança. Sua multiplicidade de interesses levou-a a transitar entre várias disciplinas relacionadas ao corpo e à energia, integrando esses elementos ao seu trabalho. Além de suas exposições em grandes centros culturais, galerias e museus de Buenos Aires e do interior da Argentina, Nora apresentou seu trabalho em várias galerias da Europa e na Art Gallery do Consulado Argentino em Nova York. Recentemente uma serie chamada DesPrendimentos foi exibida na Galeria de Arte Contemporânea Bisagra e seu “Cubo Luminoso” na Galeria de Arte Contemporânea Carla Rey na Feira ArteBA.
Work-shop 3 . TRANSfronteiras
22 de Setembro
Quarta-feira.
Título: ARTE E NOVAS TECNOLOGIAS
Artista: Diana Domingues e LART
Horário: 18h
Público: artistas, profissionais da arte e público em geral.
Local: Auditório da Biblioteca Vitor Civita
Vagas: Aberto ao público
Descrição:
O grupo da artista Diana Domingues trabalha com as fronteiras da arte e tecnologia, criando espaços híbridos, “cybridos”, paisagens sonoras e instalações multi-meios. Neste dia o grupo apresenta e dabate seus projetos recentes e os desdobramentos do uso da tecnologia na arte.
SABATINA . TRANSfronteiras
25 de Setembro – sábado
Ciclo de debates e encontros: Curadoria, Artistas e Público
Local: Auditório da Biblioteca Victor Civita
.
16:00
Conversa com Artista
FLÁVIA FERNANDES – Brasil
16:20
Conversa com Artista
JORGE MENNA BARRETO – Brasil
16:50
Intervalo
17:00
Conversa com Artista
LIPP SANT’ANGELO – Brasil
17:30
Conversa com Artistas
BRASILEIROS CONVIDADOS
18:00
DEBATE COM A CURADORIA
Ângela Barbour, Fernando Calvozo, Rosa Cohen e artistas.
Work-shop 4 . TRANSfronteiras
27 e 28 de Setembro
segunda e terça-feira.
Título: PANORÂMA SÃO PAULO
Artista: Flávia Fernandes . Florianópolis/Brasil
Horário: das 10h às 11:30
Público: artistas, profissionais da arte e público em geral.
Local: Galeria Marta Traba
Vagas: 10
Descrição:
Conversa com os participantes, mostra de material fotográfico e conceito dos panoramas realizados no séc XIX. A idéia da oficina é que os alunos criem desenhos de observação do entorno, da cidade, juntamente com lugares de memória e/ou outras idéias que surjam. Os desenhos vão se justapondo, se sobrepondo, durante a execução e formam um panorama da cidade. Quem tiver maquina fotográfica, deve levar.
Sobre a artista:
Flávia Fernandes é uma artista multimídia com formação na FAAP-SP e no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Nos últimos anos tem realizado diversas intervenções na paisagem urbana e natural, em certames nacionais e internacionais, como no Largo Victor Meirelles, em Florianópolis, e Bayennale, de São Frâncico, California. Além disso, tem realizado vídeos feito gravuras em metal, desenhos e pinturas.
Work-shop 5 . TRANSfronteiras
28 e 29 de Setembro
Segunda, terça e quarta-feira.
Título: DESENHO E PROCESSOS INSTALATIVOS
Artista: Marcelo Salum . São Paulo – SP
Horário: das 15h às 17h
Público: artistas, profissionais da arte e público em geral.
Local: Galeria Marta Traba
Vagas: 10
Descrição:
O artista pretendemos trabalhar com referências formais trazidas pelos próprios participantes, como fotos, recortes e objetos que servirão como aproximação do campo do papel. O desenho, mesmo sendo considerado muitas vezes como suporte, apoio ou mecanismo para se chegar a um trabalho “definitivo”, tem como característica essencial o fato de ser um registro subjetivo único. Quando traçamos sobre a superfície áspera do papel, registramos o desejo que interliga a memória ao instante. Daí a proximidade etimológica entre desenho, design, desígnio, desejo. Nesse sentido consideramos percepção a consciência de como cada um opera os procedimentos plásticos e como organiza seu pensamento. A percepção através do desenho pode mostrar para onde aponta o desenvolvimento de cada trabalho. Tendo como base de referência as manifestações contemporâneas das artes visuais, usaremos as indicações da história da arte como ampliação do repertório pessoal, ampliando as chaves de entendimento de alguns mecanismos fundadores do nosso tempo.
Sobre o artista:
(Tambaú, SP.1964) Vive e trabalha em São Paulo. É formado na FAU-USP e atua como artista visual. Participou de exposições como “Wall for Peace” – 20th Istanbul Fair – Turquia (2010), “Das Imagens às Coisas” – Escola São Paulo. SP (2009), “Ride” – Virada Cultural. SP (2008), “48 Horas” – MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto (2008), “O Riso na Berlinda” – SESC Ribeirão (2008), “Corpo Luz” – Sesc Consolação. SP (2007), “Ação Multiplicadora” – MUNA –Uberlândia – MG. (2007), “Via de Trânsito” – Instituto Cervantes – SP, “Água Corrente” – Centro Cultural SP (2006), “Tripé”- Sesc Pompéia. São Paulo (2005), “Risco”- Fundação Cultural de Curitiba (2004), “A Gravura vai bem, obrigado!(Goeldi)” Galeria Virgílio.SP (2003), “Quase Desenho”.e “Só Gravura”. Galeria Adriana Penteado. SP (2002). Ministra oficinas em diversas instituições culturais.
Work-shop 5 . TRANSfronteiras
4, 5, 6, e 7 de Outubro
Segunda a quinta-feira.
Título: VIDEO ARTE
Artista: Lipp Sant’angelo . São Paulo – SP
Horário: das 10h às 11h30
Público: artistas, profissionais da arte e público em geral.
Local: Galeria Marta Traba
Vagas: 10
Descrição:
O vídeo é uma das ferramentas mais fascinantes que existem. Ele transita livremente entre os veículos de comunicação dos dias de hoje, como a televisão e a Internet, trazendo em seu conteúdo os mais variados tipos de informações. Com o advento das câmeras portáteis, como o celular e a câmera digital, o espectador não se contenta mais em apenas assistir aos vídeos, ele quer produzi-los, contar suas próprias histórias, revelar o espaço ao seu redor e a sua maneira.
Este workshop tem como principal objetivo estimular a percepção do olhar sobre pequenos recortes do cotidiano. As imagens serão produzidas com câmeras portáteis amadoras, de livre escolha dos alunos (celulares, câmeras digitais, etc). Em seguida utilizaremos programas de edição simples como o iMovie (Mac) ou o Movie Maker (PC) para finalizarmos os trabalhos.
Sobre o artista:
Lipp Sant’angelo é paulistano, bacharel em Fotografia pelo Centro Universitário Senac e pós-graduado em Cinema e Vídeo pelo Centro Universitário Belas Artes. O artista de 24 anos atua em diversas áreas de comunicação desde 2004, como cinema publicitário, vídeo-arte, televisão, fotografia e documentários.
Participou de diversas exposições de arte. Destacam-se: “Lá e Cá” (2007), nas cidades de Porto e Lisboa, em Portugal, e a video-instalação “Se Pudéssemos Voltar no Tempo…” (2008), exposta no Sesc Vila Mariana, em São Paulo.
Como profissional, trabalha como assistente de direção em renomadas produtoras de conteúdo audiovisual, tais como Conspiração Filmes e Mixer.
Relação de Artistas:
Brasil
Ana Paula Lobo
Diana Domingues
Dália Rosenthal
Edith Derdik
Flávia Fernandes
Jorge Menna Barreto
Júlio Leite
LART
Lipp Sant´angelo
Lygia Eluf
Marcelo Salum
Maria de Fátima Lourenço
Murilo Kammer
Paola Junqueira
Sérgio Gregório
Argentina
Monica Goldstein
Nora Cherñajovsky
Pato Moreira
Tomás Spina
Colômbia
Adriana Salazar
Daniel Salamanca
Chile
Angie Saiz
Base Color
México
Amor Muñoz
Ibon Gómez e Sofia Izquierdo
Luis Rucaurte + Taller
Betsabee Romero
Venezuela
Consuelo Mendez
Esteban Pullido
Lara Uster
Morela Jurado
Ricardo Benaim
Serviço:
TRANSfronteiras Contemporâneas – Mostra coletiva
Período: 18 de setembro a 17 de outubro
Local: Galeria Marta Traba/ Memorial da América Latina
Abertura: 17 de setembro, a partir das 19h, com bate-papo
com artistas e curadores e performances.
Horário: de terça a domingo, das 9h às 18h
ENTRADA FRANCA
29ª Bienal de Artes de São Paulo
Fotos da inauguração: Daniela Agostini