/governosp
Vai até 30 de setembro no Memorial da América Latina a mostra Imagem & Haicai, com obras de artistas plásticos brasileiros e poetas latino-americanos e japoneses. A mostra é gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 9h às 18h. No sábado, das 9h às 15.
O projeto, concebido por Altina Felício, foi aberto no dia 31 de agosto com palestra do curador Carlos Roberto Bueno e da poeta Cristiane Grando, a partir das 19h. Participam da mostra 60 artistas plásticos, de variadas tendências técnicas. Eles receberam haicais selecionados de 51 poetas e criaram a partir deles, gerando numa nova poética: a imagem e o haicai como uma só obra. Os artistas receberam um ou dois haicais cada, deixando a emoção fluir em aquarelas, gravuras, pinturas, fotografias, técnicas mistas, instalações e vídeos, sem que a obra seja apenas uma ilustração do poema de origem.
Também foram programadas oficinas artístico-literárias em conexão com a mostra. Mais informações pelo e-mail eventoscbeal@memorial.sp.gov.br ou pelo telefone: (55 11) 3823-4780. As inscrições poderão ser feitas por meio de um formulário que está disponível nesta página .
olho em câmera lenta
oscilando brisas
baila o colibri
Beatriz H. Ramos Amaral
O Haicai, explica Altina Felício, tem origem no tanka, um tipo de poema curto, que predominava na arte poética do século XVI no Japão e que hoje se conhece como haikai ou haicai, que significa “instante ou expressão poética”. Originalmente, a forma poética do haicai obedeceu à composição fixa de três linhas, que soma 17 sílabas e tem como características a brevidade, a concisão e a síntese. Seus mestres admiráveis influenciaram a produção poética não apenas no Brasil, mas também em outros países da América Latina como Uruguai, Chile, Argentina, Guatemala e México, reunidos neste projeto.
Oficina “Haicai e Aquarela”
19 de setembro de 2015, sábado, das 14 às 17h30 – HAICAI
24 de setembro de 2015, quinta, das 9 às 13h – AQUARELA
Serviço
Imagem&Haicai
Exposição coletiva de haicais e imagens artísticas
Saguão da Biblioteca Latino-Americana
1º a 30 de setembro de 2015
Horário: 2ª a 6ª, das 9h às 18h, e sábados das 9h às 15h
Entrada franca