/governosp
A exposição Mestres do Quadrinho Nacional está disponível para visitação na Biblioteca Latino-Americana Victor Civita, na Praça Cívica do Memorial da América Latina. A mostra vai até o dia 27 de fevereiro e apresenta trabalhos dos principais premiados do Troféu Angelo Agostini ao longo dos seus trinta anos de realização.
Os autores que tem quadrinhos e cartuns expostos são criadores de verdadeiros clássicos da categoria. Ziraldo, com seu feliz Menino Maluquinho; Angeli e a moderníssima Rê Bordosa de traços e opiniões fortes; o desenho firme do Sítio do Pica-Pau Amarelo de Roberto Fukue; a diferença do Zé Carioca americanizado de Waldir Igayara e o malandro de Canini; Maurício de Souza com seus primeiros quadrinhos de sucesso, como o Bidú, e muitos outros autores consagrados mestres desde a criação do prêmio, em 1984.
O próprio Angelo Agostini tem exemplares de seus quadrinhos expostos. O jornalista e quadrinista, que dá nome à principal premiação do quadrinho nacional, foi o criador da primeira história em quadrinho no Brasil com um personagem fixo em arte sequencial. Já em 30 de setembro de 1869 publicava As Aventuras de Nhô Quim, história que durou mais nove capítulos e também ficou conhecida como Impressões de Uma Viagem à Corte. Segundo Worney Souza, jornalista que faz parte da associação que criou o prêmio, esse tipo de publicação contribuiu para a criação do estilo caricatura, o que atraiu público e expandiu a imprensa nacional.
Organizada pela Associação dos Quadrinistas e Cartunistas do Estado de São Paulo (AQC – ESP), a abertura da exposição Mestres do Quadrinho Nacional foi no dia do 30° Troféu Angelo Agostini, quando foram premiadas as melhores produções do quadrinho nacional do ano passado. Dentre os premiados está o de Melhor Fanzine, o Quadrinhos Ácidos, de Paulo Lima, sucesso nas redes sociais.
Confira a lista completa de Premiados no 30° Troféu Angelo Agostini.
Serviço
Exposição Mestres do Quadrinho Nacional
De segunda a sexta, das 9h às 18h. Sábado, das 10h às 17h
Biblioteca Latino-Americana Victor Civita, Praça Cívica
Portões 1, 2 e 5
Metrô Palmeiras – Barra Funda
Entrada Gratuita