/governosp
São Paulo, 6 de março de 2009.
Ouvir, discutir, sentir e degustar. Estas foram as funções sensoriais mais estimuladas no XII Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura do Estado de São Paulo. A discussão sobre o desenvolvimento de programas e projetos culturais no interior paulista reuniu mais de 300 municípios – correspondendo cerca de 50% das cidades do Estado –, que foram representados por aproximadamente 700 dirigentes e agentes culturais. O prazer em sentir deu-se no almoço feito por Toninho Macedo, diretor cultural e fundador da Organização Social Abaçaí Cultural. O cardápio – muito elogiado durante a tarde – foi composto por feijão catador – conhecido pelos paulistanos como feijão de corda –, galinhada e canjiquinha de frango, três saborosos pratos de nossa culinária tradicional. No entanto, estes não foram os únicos atrativos. A Orquestra Paulistana de Viola Caipira completou o clima de confraternização.
Entre algumas pautas, um dos assuntos mais discutidos foi as dificuldades financeiras enfrentadas pelo setor cultural. “Nossa principal luta é para que possamos ter o repasse de 3% da arrecadação da União em prol da difusão artística e cultural” – disse Sergio Menezes, dirigente da FECUT – Fórum Cultural do Estado de São Paulo –, e diretor da Divisão de Cultura da Prefeitura de Franca. Em meio a vários questionamentos dos representes em relação aos anos anteriores, Toninho Macedo ressaltou: “Estamos aqui para contribuir na formação e difusão da cultura. Nossos erros precisam ser esquecidos. Hoje é o dia de refletirmos e pensar soluções para que os problemas não se repitam. Vamos recomeçar por isso estamos aqui”.
O evento aconteceu no dia 5 de março, no auditório do antigo Parlatino, dentro do complexo do Memorial da América Latina. A reunião contou com a presença do governador José Serra, do secretário de Cultura do Estado, João Sayad, do secretário-adjunto, Ronaldo Bianchi, e do diretor de Fomento e Difusão de Produção Cultural, André Sturm.
Texto e fotos: Maria Isabel Camara