/governosp
O auditório da Biblioteca Victor Civita ficou pequeno – como mostra a imagem abaixo – para acolher os convidados que vieram ao lançamento em 21 de março do livro “A Festa da Língua”, de vários autores, coordenado por Murilo Jardelino da Costa e editado pela Fundação Memorial da América Latina. O obra é um desdobramento do seminário para discutir o legado do pensador tcheco Vilém Flusser, que se deu no Auditório Simón Bolívar, no ano passado.
O livro é uma reunião de textos de 12 autores especialistas na obra de Flusser. “A ideia de publicar a Festa da Língua”, contou Jardelino, na abertura do evento”, surgiu a partir da sugestão de uma ex-aluna do filósofo, a jornalista e crítica literária Leonor Amarante, durante o seminário e lançamento do livro “A Escrita de Flusser”, que o Memorial realizou aqui mesmo, no ano passado”.
Em uma das abordagens, Cláudia Martins analisa como Flusser desenvolveu o método de reflexão e escrita que consistia em autotraduzir e retraduzir seus ensaios em quatro línguas: alemão, português, inglês e francês. Em outro viés da obra flusseriana, Maria Teresa Cardoso de Campos tece considerações sobre “A poesia na festa da língua” e procura chegar à compreensão do processo de transformação de textos em imagens técnicas, como proposto pelo filósofo.
Segundo Jardelino, o interesse dos brasileiros na obra de Flusser – mais conhecida por suas reflexões sobre mídia e contemporaneidade – vem crescendo significativamente e os eventos que desde o ano passado vêm sendo realizados pelo Memorial jogam mais luz sobre a fase inicial da produção do filósofo, que viveu 32 anos no Brasil. Flusser chegou a São Paulo em 1940, aos 20 anos, fugindo dos nazistas que perseguiam as pessoas de ascendência judia.
Aqui tornou-se professor e mestre de toda uma geração. Deu aulas na USP, ITA e FAAP. Foi pioneiro na análise do poltencial dos novos meios de comunicação. É considerado um precursor de estudos sobre a internet, antes mesmo da rede mundial existir. Em 1972, já pensador consagrado, resolveu voltar à Europa, também como professor universitário. Um acidente banal de trânsito em sua cidade natal tirou a vida de um dos maiores pensadores contemporâneos.
Esse leque de amplificação da obra de Flusser vai continuar a se expandir com a adesão de novo parceiro: o Fórum das Letras de Ouro Preto, nas Minas Gerais. “A Festa da Língua” ganhará lançamento na próxima edição do evento, em novembro deste ano. Antes disso, porém, o Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL) estuda a realização, no Memorial, de evento paralelo ao Fórum das Letras, pouco antes da abertura da festa literária de Ouro Preto.
A Festa da Língua – Vários Autores
Coordenação de Murilo Jardelino da Costa
Fundação Memorial, 180 páginas
Preço: R$40,00
Onde encontrar:
Livrarias Martins Fontes, Edusp e Editora Unicamp
Departamento de Relações com Mercado, pelo telefone: 3823-4618