
Os trabalhos vencedores do 2º Concurso Internacional de Fotografia Miradas de Iberoamérica ganham exposição no Memorial a partir de 19 de março. Na abertura, às 18h, será exibido o filme Sigo Siendo, do diretor peruano Javier Corcuera. A produção de 2013 ganhou o prêmio Iber-Rutas do V Festival de Cine Migrante.Em seguida, haverá um debate, com a participação de Mónica Guariglio, atual presidenta do Comitê Intergovernamental do Programa Ibero-rutas – e responsável pela cooperação internacional do Ministério da Cultura da Argentina.
A noite será finalizada em grande estilo com uma apresentação de Chano Diaz-Limaco, diretor

O músico Chano Diaz Limaco, com instrumentos tradicionais andinos, na Mão do Memorial, epicentro simbólico latino-americano
musical do documentário. Chano compõe trilhas sonoras para filmes e conhece como ninguém a música de seu país. “Vou tocar charanga, zampoña e uma flauta transversal andina. Mostrar alguns temas tradicionais que acredito sejam poucos conhecidos no Brasil”. O músico peruano conta que, quando era estudante, no final dos anos 80 e nos 90, tocou no metrô de Madri ao lado do próprio Javier Corcuera e de Jordi Abusada, diretor de fotografia de Sigo Siendo. Na Espanha, frequentavam os círculos de esquerda e costumavam se apresentar em apoio à causa revolucionária de Nicarágua, El Salvador, Honduras… Depois, sua carreira tomou outros caminhos. A entrada é gratuita.
Sigo Siendo (ou Kachkaniraqmi, em quechua chanka) é um documentário poético sobre diversas expressões culturais peruanas, que transitam de raízes andinas puras às misturas provocadas por séculos de migrações internas e externas, resultando em uma cultura urbana e andina ao mesmo tempo.
O concurso fotográfico, iniciativa da Iber-Rutas
, programa vinculado à Secretaria General Iberoamericana (Sebig), foi calcado na temática Gênero e Migrações. Nesses ciclos, segundo pesquisa da Organização Internacional de Migrações (OIM), a partir da década de 80, a predominância masculina foi substituída pela presença das mulheres em cerca de metade da população migrante em todo o mundo.
Assim, os participantes do concurso focalizaram imagens que mostram a incorporação da questão de gênero à agenda ibero-americana para o desenho e a implementação de políticas e programas específicos, além de difundir boas práticas de integração dos grupos migrantes, baseadas no diálogo intercultural.
Venceram os fotógrafos Lena Mucha (Espanha) com Rosalba; Sebástian Thomas Plubins (Chile) com Mensagem de uma mulher migrante e Antonio Pérez (Espanha), com Mulheres-s.
O Iber-Rutas – Programa iberoamericano de fortalecimento de rutas de derechos e interculturalidad en la migración atua em várias frentes, incentivando a fotografia, o cine e o pensamento sobre questões contemporâneas do homem iberoamericano.
Serviço
Exposição Miradas de Iberoamérica
Abertura: dia 19, às 18h, com filme e debate
De 20 de março à 22 de abril
De domingo a sexta das 9h às 18h; sábados das 9h às 15h.
Biblioteca Latino-Americana
Portões 1, 2 e 5 – Estacionamento: Portão 4/ período 6h: 8 reais
Entrada Gratuita