/governosp
Mostra Internacional de Cinema comemora 30 anos com duas grandes retrospectivas e prêmios para o cinema brasileiro
Cinema Político Italiano e Joaquim Pedro de Andrade são os destaques do evento, que reúne mais de 360 filmes
A Fundação Memorial da América Latina participa da 30ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O Auditório Simón Bolívar faz parte do circuito de salas de exibição, com filmes como “Cuba-Libre” falado em espanhol (programação completa dos filmes exibidos no Memorial). Os filmes no Memorial terão entrada franca, com retirada de senhas a partir de 1 hora antes de cada sessão.
Tradicional evento do calendário cinematográfico do país, a Mostra Internacional de Cinema, celebra sua 30ª edição, com retrospectivas de Cinema Político Italiano e do cineasta brasileiro Joaquim Pedro de Andrade, além de conceder prêmios recordes para o cinema nacional. A Mostra, que acontece entre os dias 20 de outubro e 2 de novembro em São Paulo, traz mais de 360 filmes, entre longas, médias e curtas.
A cerimônia de abertura da 30ª Mostra acontece no dia 19 de outubro às 20h30 no Auditório Ibirapuera, com a exibição do curta inédito “Eu quero ser piloto”, do espanhol Diego Quemada-Diez, que trabalhou no Quênia como câmera de Fernando Meirelles em “O Jardineiro Fiel” e decidiu filmar o curta no país logo após o término do longa. Em seguida, será apresentado o documentário inédito “Os EUA contra John Lennon”, de David Leaf e John Scheinfeld (EUA).
O encerramento, com anúncio dos premiados, ocorre no dia 2 de novembro, também às 20h30 no Auditório Ibirapuera, com a primeira exibição da cópia restaurada do longa “Macunaíma”, de Joaquim Pedro de Andrade (1969).
Como já é tradição do evento, o cartaz da 30ª edição foi assinado por uma personalidade do mundo do cinema. O português Manoel de Oliveira, célebre amigo da Mostra e o cineasta mais velho do mundo em atividade (fará 98 anos em dezembro), é o autor do cartaz deste ano.
O publico poderá obter informações sobre a programação e os eventos da 30ª Mostra Internacional de Cinema no site www.mostra.org , na rede a partir do dia 15 de outubro, ou na Central da Mostra, que será instalada no Conjunto Nacional no dia 9 de outubro.
Salas exibidoras da Mostra
A programação da 30ª Mostra Internacional de Cinema acontece de 20 de outubro a 2 de novembro em 18 salas e espaços da cidade. São elas:
– Frei Caneca Unibanco Arteplex 1, 2 e 3
– Espaço Unibanco 1 e 3
– Cine Bombril 1 e 2
– Sala UOL
– MorumbiShopping 3
– Cinesesc
– Reserva Cultural 2
– Sala Cinemateca
– Olido
– Cinemark Santa Cruz 9
– Vão livre do MASP
– Centro Cultural São Paulo
– Faap
– Memorial da América Latina (programação)
Serviço
30ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Sessões no Memorial da América Latina
Auditório Simón Bolívar – portões 12 a 16
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô)
Entrada Franca, retirada de senhas a partir de 1 hora antes de cada sessão
mais informações: