
São Paulo, 24 de março de 2009.
A Fundação Memorial da América Latina e o Senado Federal assinam um Protocolo de Intenções, nesta quarta, 25, com o objetivo de promover o intercâmbio e a cooperação cultural entre as duas instituições brasileiras. Conforme informa a Agência Senado, “na ocasião, o presidente José Sarney assinará convênios com diversas entidades que estabeleceram parcerias para a realização dos eventos que ocuparão os principais espaços da Casa até o final do ano”, entre elas, além do Memorial, o Museu da Língua Portuguesa, Aliança Francesa, Eletrobrás e Fundação Álvares Penteado.
Conforme reza a minuta do Protocolo de Intenções, o objetivo desse convênio é estabelecer o intercâmbio de informações e experiências, a promoção conjunta de atividades culturais, compartilhar o acervo e implementar ações de cooperação técnica e científica, além do desenvolvimento institucional. Um dos desdobramentos desse convênio que já pode ser anunciado é a realização conjunta, Memorial e Senado, de uma grande exposição no espalo do Memorial em São Paulo sobre as festas de São João que cobrem o país no meio do ano, especialmente no nordeste.
O Senado Cultural, projeto responsável por organizaro uma série de atividades artísticas, e para isso está se associando a instituições culturais do país, tem como coordenadores os senadores Demóstenes Torres (DEM-GO) e Marco Maciel (DEM-PE). Também estarão presentes na solenidade o Diretor de Atividades Culturais do Memorial, Fernando Calvozo, o presidente do Senado, José Sarney, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, entre outras autoridades.
Ao se aproximar e apoiar as atividades artísticas, culturais e científicas do Senado Federal a Fundação Memorial da América Latina está cumprindo sua missão integradora no nível nacional, trazendo a São Paulo manifestações culturais de outras regiões do Brasil. Como costuma ressaltar o presidente Fernando Leça, o Memorial tem três dimensões: a internacional, obviamente, com sua vocação latino-americana; a nacional, por meio da qual integra as várias manifestações regionais do Brasil; e, finalmente, a local, em que as pessoas da comunidade freqüentam e participam das atividades do Memorial.