A Fundação Memorial da América Latina e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos estreitam relações e planejam algumas ações conjuntas no sentido de levar mais lazer e acesso à cultura aos cerca de 1,6 milhão de usuários por dia da linha férrea. Só pela Estação Barra Funda, ao lado do Memorial, passam 250 mil usuários de trem por dia (o Metrô não está incluído nesta conta).
Em recente visita ao Memorial, Sérgio Avelleda, presidente da CPTM, fez uma exposição sobre a empresa que dirige, em seu 15º ano de vida. Nos próximos 4 anos, os investimentos serão vultosos (algo na casa dos 6,6 bilhões de reais), com a meta de dobrar o número de passageiros, aumentar a linha, estações, infra-estrutura e número de vagões.
Por sua vez, Sérgio Avelleda assistiu a um vídeo sobre os 20 anos do Memorial, comemorados em março. Participaram do encontro os diretores do Memorial Sérgio Jacomini (Administração e Finanças), Fernando Calvozo (Atividades Culturais) e Adolpho Melfi (Centro Brasileiro de Estudos da América Latina).
Sérvio Avelleda colocou à disposição as várias estações para que o Memorial possa promover ações culturais e divulgar projetos de interesse dos passageiros. O objetivo é a população da região metropolitana de São Paulo (a CPTM interliga 22 municípios) ter acesso e usufrua de bens culturais e artísticos oferecidos pelo Memorial – assim reforcem sua identidade latino-americana.
Por sua vez, a CPTM se interessa em usar as instalações do Memorial em seus eventos e iniciativas sócio-culturais. Novas reuniões serão agendadas com a participação de representantes do Memorial e da CPTM para implementar as oportunidades discutidas nesse encontro