/governosp
Com o tema “A Cultura da América do Sul nos Caminhos de Corumbá”, o município de Corumbá, MS, recebe o 7º Festival América do Sul (FAS), entre 28 de abril e 2 de maio, com a participação de artistas de dez países, Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Realizado pelo Governo do Mato Grosso do Sul e Prefeitura local, o 7º FAS tem a curadoria compartilhada entre a Fundação de Cultura do Estado do Mato Grosso do Sul e a Fundação Memorial da América Latina. Fernando Calvozo, Diretor de Atividades Culturais do Memorial, é um dos programadores do Festival que integra as culturas sul-americanas. Serão oferecidos ao público gratuitamente shows musicais, dança, teatro, circo, exposições, mostras de artesanato e cinema, apresentações de artistas de rua, debates e palestras.
Corumbá fica ao lado do Pantanal, o que a torna passagem de turistas do mundo todo em busca do santuário ecológico. Maior porto fluvial da região, própria cidade tem valor histórico, com seus edifícios coloniais preservados. Além de Corumbá, foram programadas atividades para as cidades de Ladário e as bolivianas Puerto Quijarro e Puerto Soárez. Mais de 650 mil pessoas participaram das edições anteriores do FAS, incluindo o público das comunidades sul-mato-grossenses, dos países sul-americanos e os turistas vindos de diversos locais do país e do mundo.
Nesta edição do Festival América do Sul serão homenageadas personalidades importantes para diversos segmentos culturais, como Glória Levy, do teatro; Ignácio de Loyola Brandão, da literatura; Humberto Espíndola, das artes plásticas; Neide Garrido, da dança; Josephina Por Deus da Silva, fundadora do projeto Massa Barro, e os organizadores do Banho de São João – procissão que acontece todos os anos, no dia 23 de junho, em Corumbá. As atrações musicais e de dança serão concentradas em dois palcos na Praça Generoso Ponce: o Palco Brasil e o Palco das Américas, que vai receber artistas como Diogo Nogueira, Frejat, Simone, Roberta Sá e Monobloco.
“Para nós faz sentido apoiar uma iniciativa como essa”, comenta Fernando Leça, presidente do Memorial, “afinal, é um esforço integrador de culturas assim como o Memorial da América Latina”. Leça e Calvozo confirmaram participação na abertura do 7º Festival América do Sul, em Corumbá.