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Regente e diretor artístico da Orquestra de Sopros Brasileira, professor de regência instrumental do Conservatório de Tatuí e coordenador do projeto “Pró-Bandas” da Secretaria de Estado da Cultura, o maestro Dario Sotelo vem estabelecendo estreita colaboração com vários compositores e arranjadores brasileiros, por meio de encomenda, revisão, edição e primeiras audições com a Orquestra Sinfônica e a Orquestra de Sopros. Dentre os compositores ressaltam-se Hudson Nogueira, Villani-Cortês, Sérgio Vasconcellos-Correia, Edson Beltrami, Antônio Carlos Neves Campos, Mário Ficarelli. Conta em seu repertório com mais de 70 estréias brasileiras.
Tem dirigido orquestras e bandas em vários lugares do mundo como, Hungria, Espanha, Inglaterra, Estados Unidos, África do Sul, Paraguai, Argentina e no Brasil em cidades como Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Blumenau, Caxias do Sul, Porto Alegre e em Festivais como Campos do Jordão e São João Del Rei.
Sotelo exerce intensa atividade intelectual, por meio de artigos que abordam variados assuntos musicais, da percepção musical ao profundo estudo da música brasileira e latino-americana. É membro do Conselho da WASBE – Associação Mundial de Conjuntos de Sopros e Bandas Sinfônicas, representante da América do Sul, com um mandato de cinco anos.
Criador de orquestras
Formado em Piano, Violino e Viola, recebeu seu título de Mestrado em Regência Orquestral pela “City University”, em Londres, como aluno de Ezra Rachlin, um dos discípulos de Fritz Reiner, regendo quatro concertos como parte deste curso.
Em dois períodos foi Coordenador do Departamento de Cordas do Conservatório de Tatuí, quando re-elabora os programas dos cursos dos instrumentos de cordas, integrando-o às atividades de música de câmara e orquestra, em níveis equiparados.
Tem a oportunidade de criar e estabelecer as seguintes orquestras:
• Orquestra de Cordas Juvenil – Tatuí – 1984
• Camerata de Tatuí – 1985
• Orquestra de Cordas Juvenil – Universidade Federal de Belo Horizonte – 1988
• Orquestra de Câmara do Conservatório de Tatuí – 1988
• Orquestra de Cordas Jovem – Escola Municipal de Música – 1990
• Orquestra Sinfônica Jovem – 1990
• Orquestra Sinfônica Paulista – 1997, permanecendo como seu Diretor Artístico e Regente até 2002.
Realiza extensa pesquisa de repertório brasileiro para cordas, catalogando e classificando-o para o trabalho de orquestras de cordas em formação e profissionais. Através do Conservatório de Tatuí, realiza várias encomendas e estréias mundiais a compositores brasileiros, tendo como exemplos a Ópera “A Peste e o Intrigante” de Mario Ficarelli, “Cantata de Natal” de Ernest Mahle e “Sonho de Uma Noite de Verão” de Edson Beltrami.
De volta ao Brasil, após dois anos em Londres, 1991 e 1992, é convidado a assumir a Direção Artística e Regência da Orquestra de Sopros Brasileira e estabelecer o Curso de Regência Instrumental do Conservatório de Tatuí.
Tem sido freqüentemente convidado para cursos de Análise Interpretativa e Regência de compositores clássicos e românticos como Mozart, Beethoven, Brahms e Elgar. Mantém intenso estudo de obras de compositores brasileiros, tanto para orquestra quanto para banda sinfônica.
Em 1998 regeu três concertos com obras de compositores brasileiros no Festival de Música Brasileira na cidade de Wattwill – Suíça. Em 2000 foi convidado para uma seqüência de palestras sobre música brasileira na Hungria, quando também rege dois concertos e uma gravação para a Rádio Estatal Húngara com as obras “Sinfonia nº 1” de Villani-Côrtes e “Retratos do Brasil” de Hudson Nogueira. Em 2002 executou uma série de quatro concertos e quatro palestras nos Estados Unidos.
Em 2003 foi convidado para integrar o júri internacional do “Certamen Internacional de Bandas de Música da Cidade de Valência” – Espanha. Também em 2003 realizarou a estréia latino-americana da obra “I heard you solem-sweet pipes of the organ…” de Vicente Moncho com a Banda Municipal de Córdoba – Argentina.
Em fevereiro de 2004 realizou tournée pelos Estados Unidos e Espanha, como regente convidado em 6 concertos e palestrante na Conferência de Educadores Musicais do Estado do Kentucky e em mais 3 universidades.
Desde 1995 teve a oportunidade de gravar 9 CD’s com Orquestra de Sopros Brasileira e Orquestra Sinfônica Paulista, com obras de diversos autores brasileiros, inclusive o último “Comemorando 15 Anos” em 2006, com obras escritas para a Orquestra de Sopros nos 15 anos de existência.
Coordenou a I e II “Conferência Sul Americana de Compositores, Arranjadores e Regentes de Banda Sinfônica” em 2002 e 2004, e em 2003 o “I Encontro de Regentes de Bandas Militares” em Tatuí.
No início de 2005 foi convidado como regente e palestrante para a Convenção Estadual de Minnesota em Mineápolis e pela Universidade de Duluth nos Estados Unidos, onde regeu 3 concertos e realizou 5 palestras sobre música para sopros brasileira e regência instrumental.
Em Novembro de 2005 e 2006, realizou palestra sobre obras e compositores sul americanos no “Berklee College of Music” na cidade de Boston, a convite do Chefe de Departamento de Composição Professor Gregory Fritze, deixando extensa documentação, partituras e gravações para a biblioteca daquela instituição.
Em 2006 realizou o I Encontro de Nacional de Compositores em Tatuí. Durante todo ano de 2006 implementou o projeto “Sagração à Primavera”, com a Orquestra de Sopros Brasileira. Além de estudar profundamente a obra e executá-la na íntegra, o projeto incluiu para sopros influenciadas ou relacionadas à revolucionária composição de Stravinsky.
Relação de trabalhos acadêmicos realizados:
• “The Historical Evolution of the Orchestra” – 1991
• “Edward Elgar and the British Music” – 1991
• “Three assays in Conducting – History – Concepts – Technique” – 1992
• Tese de Mestrado :”Youth String Orchestras; A Comparative Study Between Great Britain and Brazil and a Proposal for their Development” – 1992