/governosp
“Compreendi que num local onde se sufoca a identidade e amputa a história de vida, onde não se escolhe o que vestir, o que coloca nos bolsos, objetos, por inúteis que pareçam, personificam o indivíduo. É uma forma de se diferenciar da massa, de criar sinais próprios. A dona das sacolas, o caçador de bitucas, a moça dos trapos coloridos ou o colecionador de revistas arruinadas.”
O trecho acima, extraído do livro Sobre Humanos de Paulo Bloise, retrata a dura realidade enfrentada nos hospitais psiquiátricos, casas de repouso e asilos brasileiros. Na tarde do dia 13 de junho, o público será convidado a mergulhar neste inóspito ambiente através da leitura cênica com os atores Otavio Martins e Vera Barbosa, com entrada franca.
O romance, narrado em primeira pessoa, conta sob a perspectiva de um jovem médico as longas jornadas vividas nos sanatórios, os dilemas resultados da prática de seu ofício, além da precariedade e da crueldade com que são atendidos os pacientes. Temas como o exercício da cidadania, a ética profissional e a inclusão dos portadores de sensibilidade alterada serão pincelados durante a apresentação.
Na leitura dramática, a dupla de atores se revezam entre a leitura e a encenação do texto. Esta técnica permite com que o estilo do autor seja preservado, ao mesmo tempo em que confere a obra várias nuances de interpretação.
Após a encenação de três capítulos do livro, o escritor Paulo Bloise estará à disposição do público para um debate sobre as questões abordadas no romance, assim como os atores estarão presentes para relatar os bastidores de criação dessa peça inacabada. A discussão será mediada pela coordenadora do livro, a escritora Heloisa Prieto.
Coordenação acadêmica dos professores:
Murilo Jardelino, Maurício Silva e Rita Couto.
Programação:
• Espetáculo com Otavio Martins e Vera Barbosa (Direção: Vera Barbosa – duração: 40 minutos)
• Debate com o autor do livro, atores e Heloisa Prieto, coordenadora editorial da obra (duração: 40 minutos)
• Sessão de autógrafos
PAULO VICENTE BLOISE
É mestre em psiquiatria pela Unifesp, onde fundou o Ambulatório de Crise Psiquiátrica e o Anthropos: núcleo de integração mente-corpo. Analista Junguiano, filiado à Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica, é autor de O Tao e a Psicologia (editora Angra) e da coletânea de crônicas De Olho na Rua (Editora Dimensão). Participou da antologia Do Conto à Crônica (Editora Salamandra), selecionada para distribuição na rede de escolas públicas pelo PNBE. É também co-autor da antologia De Primeira Viagem (Companhia das letras), incluída no programa PNLD de incentivo à literatura, obra finalista do prêmio Jabuti (2005), além de ser organizador e co-autor da antologia Vida Crônica (Companhia das letras), incluída no programa PNLD de 2005. Em 2006 deu início à coordenação da coleção Imaginário (editora Moderna) com a publicação do título O Imperador Amarelo, prosseguindo com A Tábua de Esmeraldas (2007). Sua publicação mais recente é o romance Sobre Humanos, na coleção Primeira Pessoa (Editora Moderna).
VERA BARBOSA
Estudou direção e atuação com Eugênio Barba no Nordisk Teaterlaboratorium, Odin Teatret- ISTA, Internacional School of Theatre Antropology, Hostebro, Dinamarca. Fez o Curso de direção e atuação-Performing Arts-Hammersmith & West London College, Londres, Inglaterra. Fez o Curso de Especialização para profissionais de Teatro com a professora (russa), Polina Klimovestskaya, no Palácio dos Aciprestes, Lisboa, Portugal. Fez ainda o Curso de direção de ópera, na Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal, com professores da Escola Superior de Munique, Academia de teatro de Baviera, Universidade de Bolonha e Universidade de Paris VIII- Saint Denis. Residiu na Europa (Portugal, Inglaterra e Dinamarca) durante 15 anos. Retornando ao Brasil, seus últimos trabalhos foram: direção em: “As Mentiras que os Homens contam” de Luiz Fernando Veríssimo, assistência de direção em “Os Maias” de Eça de Queiroz, Rede Globo de Televisão. Trabalhou em teatro de 1976 a 1987, com os diretores: Antônio Abujamra, Miroel Silveira, Maurice Vaneau , entre outros.
Trabalhou como autora, produtora, diretora de atores e diretora de casting de diversos programas para a televisão Portuguesa.
OTAVIO MARTINS
Atualmente em no ar com a premiada série “Mothern”, no GNT – indicada ao Emmy Internacional 2007. Indicado aos prêmios Shell, Qualidade Brasil e APCA como melhor ator de 2006 pelo espetáculo “A Noite Antes da Floresta”. Participou de diversas peças teatrais entre elas Uma Pilha de Pratos na Cozinha, texto e direção Mário Bortolotto, 2007 (em cartaz); A Noite Antes da Floresta, de Bernard-Marie Koltès, direção Francisco Medeiros, 2006; Vestir o Pai, de Mário Viana, direção Paulo Autran, São Paulo, 2003. Na área cinematográfica, atuou em Viva Voz, O2 filmes, direção de Paulo Morelli, 2002; Meninos de Deus, de Mauro Lima, 2000; Woman on Top ou Sabor da Paixão, direção de Fina Torres, 2000. Para a televisão, participou de Mothern, sitcom da GNT, em cartaz; O Quinto dos Infernos, minissérie TV Globo; Retrato Falado, na TV Globo.
HELOISA PRIETO
É doutora em literatura francesa, formada pela USP, mestre em semiótica pela PUC, autora de quarenta e quatro títulos, entre eles: Lá vem história, Divinas aventuras, Mata, Terra, Mil e um fantasmas e Esconderijo (Companhia das Letras), Detentora dos prêmios Jabuti (coordenação editorial de coleção infanto-juvenil), União Brasileira dos Escritores (melhor livro de folclore), Fundação Nacional do Livro (leitura Altamente Recomendável para Crianças), além de ter obras escolhidas para compor o acervo básico da biblioteca nacional, como O Jogo da Parlenda . Sua atividade profissional agora se divide entre a publicação de livros na área de literatura infanto-juvenil, oficinas de criação literária com crianças e jovens da rede pública na reitoria da UNESP, e coordenação de coleções e antologias na área de literatura brasileira em parceria com o psiquiatra e escritor Paulo Bloise da qual fazem parte as antologias De Primeira Viagem e Vida Crônica, (Companhia das Letras) ambas selecionados pelos programas governamentais de incentivo à leitura, PNBE E PNLD.
Leitura Cênica do Livro Sobre Humanos, de Paulo Bloise
Data: 13 de junho de 2008, sexta-feira
Horário: a partir das 16h
ENTRADA FRANCA
Memorial da América Latina/ Sala de Espelhos
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Portão 12 (metrô Barra Funda)
Informações: (11) 3823-4780/ eventoscbeal@memorial.sp.gov.br