/governosp
O 2o. Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo ocorre num bom momento. Longe da tecnologia quase primitiva que marcava boa parte da produção de décadas atrás, liberado de amarras ideológicas ou preocupações puramente comerciais que tolhiam a verdadeira criatividade, o cinema desta parcela do Continente vive uma grande fase de sua história.
Mesmo sem dispor dos recursos grandiosos que caracterizam a produção de países desenvolvidos, nossos cineastas tem sido capazes de produzir obras de qualidade técnica e muito conteúdo. Fazem filmes que cativam não só as platéias de seus países mas atravessam fronteiras para fazer sucesso junto aos vizinhos e em outros continentes. O espírito inquieto, inconformado, muitas vezes irredutível dos cineastas latino-americanos freqüentemente assegurou o aplauso de uma parcela da crítica de países desenvolvidos. Mas essa admiração poucas vezes se transformou em sucesso de público, como tem acontecido agora.
Longe de constituir uma atividade isolada, fragmentada, o cinema do continente possui uma fisionomia de indústria, ligou-se a meios eletrônicos, modernizou-se. Exibe força emergente em diversos países, e um conjunto já respeitado de talentos – atores, diretores, roteiristas — no México, na Argentina, no Chile, Uruguai e no Brasil.
Sem constituir uma unidade política nem econômica, a América Latina é, acima de tudo, uma idéia de cultura. Sua riqueza consiste nas diferenças em relação ao mundo situado do outro lado do Rio Grande, e também numa riquíssima diversidade interna, que inclui o mundo indígena do Altiplano andino, o ambiente de cafés de Buenos Aires e a alegria de um carnaval brasileiro. Quem assiste a um bom filme do Continente, hoje, pode encontrar obras maduras sobre as mazelas sociais de um país, refletir sobre as agruras políticas de outro ou ir às lágrimas com o drama de uma família num terceiro, vivenciando aquelas experiências infinitas que fazem do cinema uma forma de expressão única em qualquer parte do mundo.
Este é um cinema que vale a pena assistir e apoiar – e que estará presente no 2o Festival Latino-Americano.
José Serra
Governador do Estado de São Paulo