São Paulo, 22 de junho de 2009.
Aumento dos negócios entre Brasil e República do Panamá, incremento do investimento e do turismo brasileiro na América Central – esses são os principais objetivos da Câmara de Comércio Brasil – Panamá, inaugurada em 15 de junho passado. Devido ao seu famoso canal, ligando os oceanos Atlântico e Pacífico, o país é um importante centro logístico e financeiro. E um ponto estratégico, a partir do qual as empresas brasileiras podem atuar nos mercados da região, dos EUA, do Canadá e do México.
A cerimônia aconteceu no teatro da União Cultural Brasil Estados Unidos e serviu para a posse do primeiro presidente da nova Câmara, Paulo Bastos Cruz Filho (o engenheiro Paulo Bastos também comanda a União Cultural Brasil Estados Unidos). Ela foi presidida pela embaixadora panamenha no Brasil, Maria Estela De La Guardia Donatti.
Diversas autoridades compareceram à solenidade, entre elas, Fernando Leça, presidente do Memorial, e Carlos Bonetti, presidente da Câmera Brasil México de Indústria, Comércio e Turismo. Bonetti também apresenta o programa The Club Television e edita boletim com o mesmo nome.
As exportações brasileiras para o Panamá em 2007 foram de apenas US$ 380 milhões, incluindo 15 aviões. 97% dessas vendas foram de produtos industrializados. O potencial de aumento é enorme. O principal parceiro econômico do Panamá são os Estados Unidos, que fornecem 27% das importações do país e fornecem 38% das exportações.