/governosp
Alunos de 12 e 13 anos de colégio paulistano fazem registros poéticos inspirados na obra do escritor colombiano
Os fãs de literatura e fotografia têm, até o dia 20 de outubro, mais uma oportunidade de rever, no Memorial da América Latina, recortes da obra do escritor colombiano Gabriel García Márquez, falecido em 17 de abril de 2014. Mais que isso, eles vão conhecer um interessante projeto de estudo da língua espanhola, da história da fotografia e de exercícios práticos deste meio.
Trata-se da mostra Fragmentos de Gabriel García Márquez por las lentes de jóvenes fotógrafos, composta por 42 imagens feitas por alunos do Colégio Bandeirantes, de São Paulo, tendo como temática a interpretação de textos do Prêmio Nobel de Literatura de 1982 (os alunos trabalharam os textos dele nas aulas de espanhol ao longo do ano)
Os estudantes da tradicional escola paulistana expõem seus trabalhos aqui no Memorial desde 2008. É o coroamento da proposta pedagógica interdisciplinar que une o estudo da Arte e da Língua Espanhola para meninos e meninas de 12 e 13 anos que cursam o 8º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Bandeirantes.
Em maio do ano passado, um mês após a morte do escritor, a biblioteca do Memorial recebeu a exposição “Borbo Letras”, com obras de mais de 70 cartunistas do mundo todo em homenagem ao eterno autor de “Cem anos de solidão” (na primeira página, desenho de Dalcio Machado). A mostra deu origem a um livro homônimo.
A mostra Fragmentos de Gabriel García Márquez por las lentes de jóvenes fotógrafos, portanto, está em boa companhia. Ele se abre ao público em geral no dia 5 de outubro, segunda-feira, às 19h, no hall da Biblioteca Latino-Americana Victor Cívita. Até o dia 20 de outubro, pode ser visitada das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira e aos sábados, das 9h às 15h.
Serviço
Fragmentos de Gabriel García Márquez por las lentes de jóvenes fotógrafos,
Biblioteca Latino-Americana Victor Civita
Período: 5 a 20 de outubro
segunda a sexta, 9 – 18h, sábs. 9- 15h
Grátis.