/governosp
A Fundação Memorial da América Latina recebe nesta sexta, 13 de setembro, às 22h, a maranhense Flávia Bittencourt, com a participação especial da cantora Anastácia, conhecida no nordeste como a rainha do forró. O show acontece no Auditório Simón Bolívar e o ingresso custa apenas R$ 1,00.
Flávia Bittencourt é uma das novas cantoras e compositoras brasileiras elogiadas pelos críticos e por artistas e escritores como Luiz Melodia, Zeca Baleiro, Ferreira Gullar e Dominguinhos. As raízes culturais desta cantora maranhense estão presentes na escolha de seu repertório, que sempre traz manifestações da cultura popular de seu estado natal, dialogando naturalmente com composições próprias e de outros compositores. Baleiro comentou sobre o início de carreira da sua conterrânea: “Flávia Bittencourt é uma grata revelação da música brasileira. O primeiro CD desta cantora e compositora maranhense dá mostras de seu refinamento e simplicidade, bem como de sua maturidade artística, apesar de ser ainda tão jovem”.
O CD “No Movimento” surge em uma nova fase da Flávia Bittencourt. Com um estilo mais popular e com composições próprias, como as músicas “No Movimento” e “Lamento das Flores”, o CD também conta com sucessos como “Fanatismo”, de Fagner/Florbela Espanca e “Mar de Rosas”, de Joe South. O CD também conta com participação especial de Zeca Baleiro e música composta por Luiz Melodia especialmente para a artista.
Radicada atualmente no Rio de Janeiro, Flávia já dividiu palco com Lenine, Adriana Calcanhoto, Alcione, Geraldo Azevedo, Rita Ribeiro, entre outros. Seu CD de estreia, “Sentido”, em 2005, teve a música “Terra de Noel” incluída na trilha-sonora da novela “América” da TV Globo. Foi lançado em várias cidades do Brasil e na Europa, passando por Paris, Toulouse, Nice, Toulon e Marseille – França, Lisboa – Portugal, Roma – Itália e Bruxellas – Bélgica.
Neste ano, Flávia Bittencourt apresenta seu mais novo álbum, “No Movimento”, composto por músicas de própria autoria e com participações de Zeca Baleiro, na composição da faixa “Bambayuque”, Luiz Melodia, nos vocais da faixa “Lamento das Flores” e na faixa “Franqueza”, composta especialmente para a artista. Uma parceria do poeta Ferreira Gullar com a Flávia Bittencourt resultou na música “Um instante.” O escritor também comentou sobre a artista: “Flávia Bittencourt é o novo nome que surge no cenário da música popular brasileira. Com sua bela voz, seu talento musical e sua encantadora presença em cena, será a nova estrela da MPB, sem dúvida alguma.” Outras músicas que estão no CD são: “Dente de Ouro”, de Josias Sobrinho e a conhecida música “Mar de Rosas,” que já foi apresentada em shows por Flávia e bastante acessada no site do YouTube.
O último CD gravado por Flávia Bittencourt, “Todo Domingos”, visava um nicho de mercado, fãs de Dominguinhos e um público que aprecia a música nordestina. Já em “No Movimento”, as músicas pretendem agradar um amplo público que aprecia a música popular brasileira, sem perder o toque nordestino.
Flávia Bittencourt nasceu no Maranhão, iniciou sua carreira na adolescência, influenciada por cantores e compositores como Dominguinhos, Lenine, Elizeth Cardoso, Beatles, Rolling Stones, Jane Duboc e manifestações culturais do Maranhão como bumba-meu-boi, tambor de crioula e bloco tradicional. Em 2007, participou do projeto Samba Novo (Som Livre), com novos nomes da MPB.
A artista gravou seu segundo CD em 2010, “Todo Domingos”, dedicado ao cancioneiro de Dominguinhos, com a participação do próprio. “Conheço a Flávia há algum tempo, ela é uma menina lutadora, fez o projeto do disco e fiquei muito feliz, ela tem muito valor, por isso vou ajudá-la como puder” (declaração de Dominguinhos, à época).
A turnê deste trabalho contou com shows em diversas cidades brasileiras, além da turnê internacional nas cidades de Barcelona, Madri, Varsóvia e Birmingham. Em julho de 2011, apresentou-se em Luanda Luanda, Angola, ao lado da Orquestra do Rio de Janeiro.
Em “Todo Domingos”, Flávia, com seu timbre brejeiro, seguro e cativante, deu vida nova a composições como “Lamento Sertanejo”, “Abri a Porta”, “De Volta pro Aconchego” e “Eu Só Quero um Xodó”, que ganhou elementos do flamenco e do bumba-meu-boi. O CD também trouxe à tona músicas menos conhecidas de Dominguinhos, como “Diz Amiga”, composição dele em parceria com Guadalupe.
Realizando shows nas principais capitais brasileiras, Flávia tem o dom de levantar a plateia, seja com músicas já consagradas ou com novas composições. Nos últimos meses participou do festival de Itabira e realizou três shows durante os festejos juninas em São Luiz. Participou da Virada Cultural no Vale do Anhangabaú em São Paulo com um show em homenagem a Elis Regina.
Serviço:
Show de Flávia Bittencourt| Com participação especial da cantora Anastácia
Dia 13 de setembro, as 22h
Local: Auditório Simón Bolívar
Entrada: R$ 1,00.