/governosp
Durante o Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, realizado pelo Memorial da América Latina, acontece o 2° Encontro da Rede de Cines Itinerantes da América Latina, reunindo profissionais da América Latina e da Europa com o objetivo de intercambiar metodologias de trabalho, desenvolvimento tecnológico e conteúdo audiovisual. O objetivo é fortalecer suas atuações regionais e criar um projeto comum de alcance continental com foco na formação de público para uma cinematografia que não seja a hegemônica.
Participam representante dos seguintes projetos: Cine a La Intemperie (Argentina), Mil Metros Bajo Tierra (Venezuela/Argentina), Cine Viagem Latino (Brasil), El Cine Vino (Chile), Cine Bus (Colômbia), Solar World Cinema (Holanda), Medio&Medio Films (Uruguai), Cine Portátil, Colectivo Agua e Lluvia (Venezuela) e os mexicanos Cineteca Itinerante e Cine Móvil La Carreta. O evento será no Auditório Simón Bolívar, do Memorial, do dia 12 ao 14 de julho.
No dia 15, sexta-feira, às 16h, haverá o debate “Cinemas Itinerantes, Uma Alternativa à Questão da Distribuição e Exibição de Filmes na América Latina”, com a participação de Cynthia Alario (“Brazucah”, Brasil), Gonzalo Lamela (“Medio & Medio”, Uruguai), Laís Bodanzky (“Cine Tela Brasil”, Brasil) e Viviana García e Griselda Moreno (“Cine a la Intemperie,” Argentina). A mediação será de Antonio Claudino de Jesus (Brasil, presidente da Federação Internacional de Cineclubes). A entrada é franca.