/governosp
O Memorial da América Latina acolhe evento que comemora dois anos de atividades da Caravana do Cordel, importante manifestação cultural dedicada à valorização deste tipo de produção. Ela iniciou seus trabalhos em 2008, quando se apresentava no Espaço Cineclubista da rua Augusta, em São Paulo.
Caravana do Cordel é um movimento-escola formado por professores, poetas cordelistas, repentistas, atores, declamadores, músicos e folcloristas, e tem como objetivo primordial estudar, pesquisar, promover e difundir a cultura da nossa gente, sobretudo o Cordel Brasileiro. Para tanto promove em diferentes equipamentos culturais – Escolas, Universidades, Faculdades, Sociedade Amigos de Bairros, Creches, Praças, Centro Cultural de Tradições Nordestinas, entre outros – seminários, palestras, oficinas, feiras, exposições, encontros, salão do cordel, sarau literomusical tendo sempre a poesia rimada e metrificada como ponto de partida.
O Cordel, originário do Nordeste e hoje presente em todo o Brasil, sempre cumpriu um papel importantíssimo na educação de crianças, jovens e adultos que, durante décadas, tiveram informação, formação e entretenimento por meio das histórias narradas nos cordéis. Também deve-se ressaltar o valor cultural deste tipo de literatura, de rica variedade temática.
A programação conta com lançamentos de livros, feira de literatura de cordel, exposição de capas e folhetos de cordel, recital de poesia tradicional nordestina, exposição de xilogravura e, como não podia deixar de ser, música e cantoria. O show será da Big Band Dissidentes, Quarteto de Cordas, Waldeck de Garanhuns e o Trio Arcoverde. O evento tem o apoio das editoras Luzeiro e Nova Alexandria.
Serviço:
Aniversário de 2 anos da caravana do Cordel
13 de novembro, sábado, das 15h30 às 19h30
Biblioteca Latino-americana Victor Civita Portão 6.
Informações: jgsacordel@ig.com.br ou varnecicordel@yahoo.com.br
ENTRADA FRANCA