/governosp
Os símbolos cívicos de um país são parte fundamental na história das nações. Foi para destacar exatamente essa importância que a exposição “Brasil e México através de suas Bandeiras e Símbolos Nacionais” entrou em cartaz na Biblioteca Latino-Americana do Memorial da América Latina no mês de setembro. Devido ao grande número de visitas, ela acaba de ser prorrogada até 19 de novembro, data em que se comemora o Dia Nacional da Bandeira.
A mostra faz uma retrospectiva cronológica pelas réplicas das principais bandeiras dos dois países e constrói uma atmosfera capaz que fazer com que o visitante conheça a história viva e apaixonante do Brasil e do México. O evento é realizado em parceria com o Consulado Geral do México, que o define como mais uma demonstração das relações fraternas, de identidade e de respeito entre as duas nações.
Ao observar a exposição, o público tem a oportunidade de conhecer o lado curioso e simbólico que existe por trás da construção e da idealização das bandeiras brasileira e mexicana: são 25 do Brasil e 20 do México, confeccionadas com tecidos finos, em réplicas de 95 cm² e ficha técnica trilíngue.
De ambos os lados, bandeiras vão identificar as várias épocas dos povos e compreender suas riquezas, esplendores e momentos mais relevantes, passando pelos períodos pré-históricos, descobrimentos, colonizações, independências e revoluções, até chegar aos dias atuais das duas nações. Também compõem a mostra peças, livros, estatuetas, esculturas, documentos e objetos de valor histórico.
A iniciativa observa Irineu Ferraz, presidente do Memorial, ganha dimensão pela abrangência do público-alvo a ser atingido nas áreas cultural, educacional, diplomática e turística. “É sempre uma parceria que orgulha o Governo do Estado de São Paulo quando o Memorial cumpre sua vocação de integração dos países latino-americanos”.
Serviço
Mostra: “Brasil e México através de suas Bandeiras e Símbolos Nacionais”
Data: Até 19 de novembro de 2017
Visitação: diária, das 9h às 18h
Local: Biblioteca Latino-Americana / Memorial da América Latina
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Metrô Barra Funda
Estacionamentos: portões 8 (R$ 10 a 1ª hora) e 4 e 15 (R$ 25 por período)
Entrada Gratuita (Portões 2 e 5)
Classificação Livre