/governosp
São Paulo, 4 de março de 2009.
O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, será lembrado no II Festival Ibero-Americano de Teatro, com a sucinta apresentação ‘Aqui aconteço’, da atriz Suia Legaspe, inserida no projeto Cenas Curtas do Festival.
O espetáculo, que assemelha-se a uma performance, é uma homenagem da atriz à poeta paulista Orides Fontela, conhecida por suas idéias feministas. A apresentação ocupa o foyer do Auditório Simón Bolívar, com entrada franca, no dia 8, às 20h.
Dirigido por Pedro Garrafa, o espetáculo narra a história de uma autora profundamente envolvida com as reflexões acerca de seu trabalho, da escrita e do silêncio. A personagem é fictícia, mas poderia ser a própria Orides, que foi uma pensadora bastante inquieta.
Sobre a poeta:
Orides de Lourdes Teixeira Fontela nasceu em São João da Boa Vista, interior de São Paulo, em 21 de abril de 1940. Começou a escrever poemas aos sete anos de idade. Como ela mesma dizia, sua família “não tinha base cultural, meu pai era operário analfabeto, de modo que a cultura que peguei foi na base do ginásio, escola normal e leitura”.
Aos 27 anos, deixou sua cidade natal e veio morar em São Paulo, com dois sonhos na cabeça: entrar na USP e publicar um livro. Cumpriu os dois: fez Filosofia e publicou seu primeiro livro, Transposição, com a ajuda do professor Davi Arrigucci Jr., seu conterrâneo. Depois de formada, foi professora do primário e bibliotecária em escolas da rede estadual de ensino.
Publicou ainda Helianto (1973), Alba (1983), Rosácea (1986), Trevo 1969-1988 (1988) e Teia (1996). Com Alba, recebeu o prêmio Jabuti de Poesia, em 1983; e com Teia , recebeu o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte, em 1996. Sempre com dificuldades financeiras, no final da vida, acabou sendo despejada de seu apartamento no centro da cidade e foi viver com sua amiga Gerda na Casa do Estudante, um velho prédio na Avenida São João. Morreu em Campos de Jordão, aos 58 anos, no dia 4 de novembro de 1998, de insuficiência cárdio-pulmonar, na Fundação Sanatório São Paulo.
Serviço:
II Festival Ibero-americano de Teatro: Cenas Curtas
8 de março de 2009, às 20h.
Memorial da América Latina
Auditório Simon Bolívar (foyer)
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda
Tel. (11) 3823-4600
Entrada franca