/governosp
São Paulo, 5 de março de 2009.
O intérprete, compositor e multiinstrumentista, Ed Motta abre a programação de 2009 do Projeto Adoniran do Memorial da América Latina, dia 12 de março, quinta-feira, com show comemorativo de seus 20 anos de carreira. O espetáculo acontece no palco do Auditório Simon Bolívar, às 20h30.
Ed Motta esbanja sonoridade, talento e criatividade. O artista lançou, recentemente, o álbum Chapter 9 (Trama), no qual toca com intimidade todos os instrumentos. O repertório – formado por canções inéditas em inglês, como “The Man From the Oldest Building”, “You’re Supposed To…”, “St. Christopher’s Last Stand”, “Twisted Blue” e “The Runaways” – faz parte do show no Projeto Adoniran.
Ed Motta faz ainda uma retrospectiva dos 20 anos de sua história musical, que contempla os hits “Colombina”, “Fora da Lei”, “Manoel”, “Vamos Dançar” e “Baixo Rio”. No palco, o artista será acompanhado por Paulinho Guitarra (guitarra), Luiz Fernando Comprido (guitarra), Robinho Tavares (baixo), Leandro Cabral (teclados) e Vitor Cabral (bateria).
Ed Motta
Em 20 anos de estrada, Ed Motta consolidou um importante capítulo da história da música brasileira, iniciada no fim dos anos 80. Ele despontou na cena carioca como cantor e um dos compositores e produtores do Conexão Japeri. No homônimo disco de estreia, de 1988, quando tinha apenas 16 anos, as canções “Manuel”, “Vamos Dançar”, “Baixo Rio” e “Um Love” foram sucessos que o acompanham até hoje. O cantor, compositor, arranjador e produtor de trânsito internacional tem uma trajetória invejável. São 13 álbuns lançados, sendo nove de inéditas e quatro coletâneas, além de trilhas, singles, participações especiais e outros projetos numa carreira de sucesso em vários países da Europa e nos Estados Unidos. Seu estilo, sem abrir mão da veia funk-soul, tritura influências que vão do jazz à canção brasileira, das trilhas sonoras de Hollywood ao rock, da música clássica aos standards americanos, da bossa nova ao reggae.
Em estúdios e palcos, Ed já trocou experiências com músicos como Roy Ayers, Chucho Valdés, Jean-Paul “Bluey” Maunick, Ryuichi Sakamoto, Paul Griffin, Bernard Purdie, Bo Diddley, Ed Lincoln, Miltinho, Mondo Grosso, Marcos Valle, João Donato e Dom Salvador. No cinema, criou trilhas para longas Pequeno Dicionário Amoroso (Sandra Werneck) e Caixa Dois (Bruno Barreto), além de emprestar sua voz a canções para clássicos da Disney, como Tarzan e O Corcunda de Notre Dame. O teatro também se rendeu à sua musicalidade. Em 2007, Charles Möeller e Cláudio Botelho escreveram 7 – O Musical, peça baseada nas músicas de Ed Motta. Em 2008, lançou álbum Chapter 9, comemorando 20 anos de carreira. O disco traz todas as músicas em inglês (parcerias com Cláudio Botelho e Rob Gallagher) e faz uma mistura de blues e jazz, onde o próprio Ed toca todos os instrumentos.
Serviço:
Projeto Adoniran – Ed Motta
Dia 12 de março de 2009, às 20h30
Memorial da América Latina – Auditório Simón Bolívar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Ingressos: R$ 10,00 (meia-entrada: R$ 5,00)
Bilheteria: dia 11, das14h às 19h, e dia 12, a partir de 14h