/governosp
São Paulo, 25 de junho de 2009.
No 4º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo são projetadas 12 obras que resultaram da primeira edição do projeto DOCTV Ibero-América, representando igual número de países. Trata-se de um programa da Conferencia de Autoridades Audiovisuales y Cinematográficas de Iberoamérica, criado a partir da experiência do DOCTV Brasil.
O DOCTV IB sistematiza um modelo de co-produção e teledifusão a partir de uma operação em rede. O objetivo é estimular o intercâmbio cultural e econômico, implantar políticas públicas integradas de fomento à produção e teledifusão de documentários e difundir essa produção no mercado mundial. Os títulos incluídos são os seguintes: “A Vingança de Ramón Ramón” (de Ximena Salazar, Chile), “Argentina e sua Fábrica de Futebol” (do argentino Sérgio Iglesias, que comparece ao festival), o uruguaio “Dois Hitleres” (de Ana Tipa), “Família” (de Enrique Castro Ríos, Panamá), “Héctor García, Fotógrafo” (do mexicano Carlos Rodrigo Montes de Oca), “Ilha Sucata” (de Karen Rossi, Porto Rico), “Inal Mama” (do boliviano Eduardo Lopez), o brasileiro “Jesus no Mundo Maravilha” (de Newton Cannito), “O Loco” (de Belen Orsini, Venezuela), “Outra Briga Cubana contra os Demônios… e o Mar” (de Tupac Pinilla, Cuba), “Querido Camilo” (de Daniel Ross Mix e Julio Molina, Costa Rica) e o colombiano “Tule Kuna: Cantamos para Não Morrer” (de German Piffano).
Criada no ano passado, a Competição de Escolas de Cinema reúne filmes produzidos nos cursos audiovisuais de instituições de ensino filiadas à CILECT Iberoamérica, o grupo de escolas ibero-americanas filiadas ao CILECT (International Association of Film and Television Schools). Concorrendo a uma bolsa residência para o realizador da obra vencedora, estão programados 28 títulos, representando as seguintes escolas: da Argentina, ENERC, FUBA e UBA; UNIACC (do Chile), EICTV (de Cuba); ECU (do Uruguai); ECA/USP (do Brasil); e CCC, CUEC-UNAM e Iberoamericana (as três do México).