/governosp
Para literalmente “selar” os 20 anos da Fundação Memorial da América Latina, comemorados em 2009, a Diretoria Regional dos Correios de São Paulo Metropolitana lançou oficialmente uma peça filatélica na qual figura a “Mão”, escultura de Oscar Niemeyer do centro da Praça Cívica do Memorial. Em outro selo foi usado o logotipo comemorativo dos 20 anos do Memorial.
Ao todo, a nova Folha de Selos de São Paulo conta com 12 selos que retratam parte do rico patrimônio turístico e arquitetônico da capital paulista. O Memorial está em boa companhia. Da lista também fazem parte o Pátio do Colégio, Viaduto do Chá, avenida Paulista, Museu do Ipiranga, Estação da Luz, antigo prédio do Banespa (atual Santander), Ponte Estaiada, Catedral da Sé, Masp, Sala São Paulo e prédio da Faculdade do Largo de São Francisco.
Em 2008, para celebrar o aniversário de 100 anos do arquiteto Oscar Niemeyer, criador do Memorial, os correios lançaram um selo do Memorial da América Latina e do Museu de Arte Contemporânea, de Niterói. “Com esta emissão, os Correios ratificam, por meio da Filatelia, o compromisso de propagar os valores culturais nacionais e sua importância para o povo brasileiro, ao mesmo tempo em que homenageia um dos maiores nomes da arquitetura mundial, que, com habilidade no manejo das formas, cria obras monumentais, admiráveis, a exemplo do Memorial da América Latina e do Museu de Arte Contemporânea de Niterói”, dizia o documento que acompanhou o lançamento, que se realizou no próprio Memorial.
Conforme o site dos Correios, “o primeiro selo do mundo, conhecido como Penny Black, surgiu na Inglaterra, em 6 de maio de 1840, dentro da reorganização promovida no serviço postal daquele país por Rowland Hill. Até essa data, o pagamento pela prestação do serviço de transporte e entrega de correspondências era feito pelo destinatário. A chegada do selo foi fundamental para o sucesso da reforma postal, que revolucionou os Correios no mundo inteiro.
O Brasil lançou seu primeiro selo em 1843 – a famosa série “Olho-de-boi” – e foi o segundo país do mundo a emitir selos. Seguiram-se os selos conhecidos como “Inclinados” (1844), “Olhos-de-cabra” (1850) e os “Olhos-de-gato” (1854). Os primeiros selos comemorativos foram emitidos em 1900 e celebravam o 4º Centenário do Descobrimento do Brasil.”