/governosp
São Paulo, 29 de Julho de 2009
As escolas que oferecem Ensino Médio da rede estadual estarão recebendo, a partir da segunda quinzena de agosto, via FDE, a coleção “Fundadores da América Latina”. Esse material será enviado diretamente às escolas. A coleção se constitui de seis volumes que tratam dos processos de independência de nações latino-americanas, a partir dos seus principais líderes: Artigas (Uruguai), Bernardo O’Higgins (Chile), José Martí (Cuba), San Martín (Argentina) e Simón Bolívar (Venezuela, Colômbia, Equador). Vale ressaltar que alguns deles, como San Martín e Simón Bolívar, tiveram atuação e influencia na libertação de várias nações da América Latina.
Coordenada pela professora Maria Ligia Coelho Prado, cada volume foi escrito por um especialista em história da América, constituindo-se num material resultante de estudos e pesquisas sobre a temática. A coleção, fruto de parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e a Fundação Memorial da América Latina, procura aprofundar o tema da independência da América espanhola e problematizar o surgimento de várias nações, permitindo compreender as dificuldades e dilemas que envolvem os nossos vizinhos nos dias atuais.
A coleção, apesar de centrar-se nos processos de independência e na figura dos chamados “fundadores”, não destaca a figura heróica desses libertadores. Ela analisa seu papel nos processos de independência e como, posteriormente, a história dos países que eles libertaram ou participaram da libertação resgatou seu papel na construção de uma identidade nacional. Esse movimento de valorização ou esquecimento é fundamental para compreender a dinâmica do processo histórico e como se configuraram as nações da América Latina após sua independência.
Indicada para professores de História e estudantes do Ensino Médio, a coleção pode ser utilizada em sala de aula, contribuindo desse modo para o estudo da temática contida no currículo de História da rede estadual.
Nos cadernos do professor e do aluno, o tema da independência da América espanhola é tratado no currículo da 2ª série do Ensino Médio, no 3º bimestre. No volume 3 dos cadernos do professor e do aluno, 2ª série do Ensino Médio, a coleção é indicada como recurso para ampliar os conhecimentos sobre a temática. Assim, o diálogo entre currículo, cadernos e a coleção pode ser promovido e estimulado pelos professores de História que atuam diretamente nas séries em que o tema é tratado.