/governosp
As aulas ministradas pelo professor José Goldemberg aos alunos bolsistas da Cátedra Memorial da América Latina podem ser assistidas por outras pessoas interessadas, desde que, de alguma forma, estejam ligadas ao tema. Para isso, é preciso mandar o currículo para o e-mail blora@iee.usp.br informando que gostaria de assistir às aulas como aluno ouvinte. As pessoas selecionadas serão avisados imediatamente.
Após a Aula Magna, no dia 13, os alunos da Cátedra Memorial da América Latina assistiram no dia 20 à primeira aula regular do 2º módulo da Cátedra, ministrada pelo Prof. Dr. José Goldemberg. As aulas acontecem sempre às segundas-feiras no Anexo dos Congressistas, que fica no Memorial da América Latina.
Cada aula terá um subtema, a partir do tema geral que é “Meio Ambiente”. O tema desta aula foi “Poluição do Ar, Água e Solo”. “Desmatamento e
Biodiversidade”, “Degradação dos Oceanos” e “Aquecimento Global” são alguns dos temas a serem abordados até o final das aulas, em novembro. A presença de especialistas convidados está prevista.
Os alunos bolsistas farão uma monografia a partir dos temas de pesquisa previamente escolhidos por eles. Os ouvintes não precisam fazer a monografia nem recebem nota ao final do curso.
Os bolsistas selecionados para este semestre foram: Jorge Tobar (Colômbia), Sara Ortiz (Colômbia), Juan Carlos Franco (México), Roxana Isabel Orego (Peru) Mariana Melchiori (Argentina) e os brasileiros Kethlen Silva (Unicamp), Lailton Cortes Junior (USP) e Thiago Brizolla (Unesp).
*Sobre a Cátedra*
O objetivo da Cátedra Memorial da América Latina é, nas palavras de Fernando
Leça, presidente do Memorial, “formar especialistas e criar uma matriz de
conhecimento sobre as grandes questões e os problemas concretos da América
Latina atual”. O programa convida um eminente pesquisador para, durante um
semestre e sob os auspícios do Memorial e das três universidades públicas
paulistas, orientar bolsistas que estejam trabalhando o tema previamente
escolhido.
Um dos aspectos inovadores da Cátedra Memorial da América Latina é a sua
inserção na sociedade civil e no mundo corporativo. A adesão de grandes
empresas permitiu a formação de um fundo que ajuda a custear parte das
despesas. Entre as empresas que contribuem anualmente para o Fundo Cátedra
Memorial da América Latina temos Companhia de Saneamento Básico do Estado de
São Paulo (Sabesp), Banco Itaú, Repsol YPF Brasil, Telefonica e Energias do
Brasil.