/governosp
CÁTEDRA MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA
4º MÓDULO – Ciência, Tecnologia e Atividade
Econômica na América Latina
CURSO DE EXTENSÃO
Apresentação:
No segundo semestre de 2009, a Cátedra Memorial da América Latina oferece boa oportunidade para estudantes e interessados em geral nas relações entre Ciência, Tecnologia e Atividade Econômica na América Latina. É que um conjunto de cientistas, diplomatas e empresários – alguns ocupando posições de destaque no Brasil – apresentará em atividades abertas suas visões sobre este tema a partir das suas experiências.
Análises recentes sugerem que a ciência produzida no continente não criou ligações virtuosas com os atores socialmente relevantes, estando majoritariamente determinada pelos caminhos seguidos pelos países centrais. Outros estudos apontam para o pouco impacto da ciência produzida na América latina no contexto mundial.
Tendo isso como pano de fundo, é preciso dizer primeiramente que há grande diversidade no nível de desenvolvimento de C&T&I na América Latina. Neste contexto, o Brasil se destaca, pois sua produção científica continua a ocupar cada vez mais espaço no mundo, ao mesmo tempo em que crescentemente incorpora-se ciência e tecnologia em segmentos importantes da produção nacional.
Estes movimentos simultâneos sugerem novos padrões nas relações entre o Brasil e os países do continente. Assim, esta realidade brasileira, onde ciência e tecnologia se inserem crescentemente no tecido social, gera a necessidade de reexaminar as relações
científicas, culturais e econômicas com a América Latina. Os palestrantes mostrarão um novo quadro onde as questões levantadas acima serão abordadas pelos próprios atores responsáveis por parte significativa destas mudanças.
Informações:
Duração do curso: 4 meses
Início: 03/08/2009 – Término: 29/11/2009
Periodicidade: 1 aula semanal (segundas-feiras)
Horário: das 19:00 às 22:00 horas
Local: Memorial da América Latina – Anexo dos Congressistas – Portão 12
Inscrições: De 20/05 a 17/07/2009 (Gratuitas)
Documentos necessários: Curriculum Vitae; cópia do RG, CIC e atestado de
matrícula, ou certificado de conclusão de curso superior, emitido pela instituição de
ensino à qual pertence ou que cursou.
(Os documentos deverão ser encaminhados para o E-mail: catedra@memorial.sp.gov.br, ou entregues, pessoalmente, no Memorial da América Latina – Anexo dos Congressistas – CBEAL, no horário das 10 às 18 horas, de segunda à sexta.)
Público Alvo: Estudantes de Pós-Graduação de cursos de Relações Internacionais
e Gestores de Ciência e Tecnologia em órgãos públicos ou empresas privadas.
Certificados: Serão emitidos certificados aos alunos que comparecerem a 70% das
aulas.
Número de Vagas: 60 (20 para alunos regulares, 40 para alunos ouvintes)
Alunos regulares: Serão selecionados, entre os alunos inscritos, 20 alunos para participarem do programa de pesquisa da Cátedra, que receberão certificaçãoespecial, chancelada por uma das três universidades públicas paulistas (USP, UNESP e UNICAMP), caso cumpram o requisito adicional de entrega de monografia final sobre o tema do curso, segundo critérios a serem estabelecidos pelo Catedrático. Esse trabalho de conclusão do curso poderá ser publicado pelo Memorial da América Latina.
Objetivos do Curso: Mostrar, na prática, a importância da Ciência e Tecnologia
para as atividades econômicas na América Latina e sua relação com o Brasil.
Corpo Docente: O curso será ministrado pelo Catedrático Prof. Dr. Hernan
Chaimovich e terá a participação de palestrantes provenientes da Academia, de
órgãos governamentais e de empresas privadas, proporcionando visões
diversificadas sobre os temas desenvolvidos.
Maiores informações:
Fones: (55 11) 3823-4603 (Rosângela)
(55 11) 3823-4728 (Eduardo)
Catedrático:
Prof. Dr. Hernan Chaimovich – Bioquímico, Doutor em Ciências Biológicas, Professor Titular do Instituto de Química(IQ) da Universidade de São Paulo(USP) é Vice-Presidente da Academia Brasileira de Ciências e Presidente da InterAmerican Network of Academies of Science (IANAS), Membro do Conselho Editorial de Ciência e Cultura (SBPC), Estudos Avançados (IEA-USP) e do Electronic Journal of Biotechnology. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Físico-Química Orgânica, principalmente em micelas, vesículas e catalise. Nestes temas formou 15 Mestres e 21 Doutores. Seus artigos em mais e uma centena de publicações científicas especializadas receberam milhares de citações na iteratura internacional. A sua reflexão sobre política científica e ensino superior resultaram na ublicação de artigos em revistas especializadas, jornais e revistas, bem como capítulos de livros. Estas atividades o levaram a ocupar posições executivas como: Pró-Reitor de Pesquisa da USP, Diretor do IQ-USP, Vice-Diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP, Chefe do Departamento de Bioquímica do IQ-USP, Coordenador do Curso de Ciências Moleculares da USP, Presidente da Sociedade Brasileira de Bioquímica, Vice-Presidente para Relações Externas do Conselho Internacional para a Ciência (ICSU), Diretor da Associação Panamericana de Bioquímica e Biologia Molecular (PABMB).