/governosp
Pelo décimo ano consecutivo os imigrantes da comunidade boliviana em São Paulo ocupam neste fim de semana (dias 8 e 9) a Praça do Memorial da América Latina para celebrar com muita festa os 190 anos de independência de seu país. É a festa da Fé & Cultura, organizada pela Associação Cultural Folclórica Bolívia Brasil. A entrada é gratuita (portão 6). Não é obrigatório, mas os participantes são convidados a colaborar com um kg de alimento não perecível.
Realizada pela primeira vez em 2007 no Memorial, a festa foi crescendo progressivamente e hoje tem um público cativo médio de 30 mil pessoas durante os dois dias. Na abertura da programação, às 10h de sábado, grupos folclóricos dão o caráter religioso à festa e exaltam a devoção dos bolivianos à santa padroeira Virgem de Copacabana e a Nossa Senhora de Urkupiña, protetora dos imigrantes. As duas são levadas pelos devotos em procissão festiva que sai do busto do libertador Simón Bolivar, em frente ao Auditório, e sobem pela passarela até a praça Cívica, onde um ato cívico registra as homenagens ao aniversário de independência da Bolívia.
Daí em diante, e até a última atração, no domingo, a praça é tomada por uma sequência ininterrupta de grupos musicais, dançantes e teatrais que se apresentam ao ritmo das tradicionais ‘morenadas’, ‘diabladas’, ‘corporales’ e ‘tinkus’. As fantasias dos grupos misturam-se à indumentária que cada família vai produzindo ao longo do ano e dão à praça um visual multicolorido, numa vibrante festa de confraternização ao melhor estilo boliviano.
Saiba como foi a primeira festa boliviana no Memorial e conheça a origens das fantasias, músicas e danças
Serviço:
Fé & Cultura – Festa de Independência da Bolívia
Praça do Memorial da América Latina/Metrô Barra Funda
Dias 8 e 9 – a partir das 9h45
Entrada Gratuita (portão 6)
Classificação etária: Livre