
Em 24 de janeiro a Praça Cívica do Memorial se torna palco da tradicional festa boliviana de “Alasitas”, que celebra o deus da abundância, Ekeko. Promovida pela colônia boliviana residente em São Paulo, a comemoração que acontece anualmente na cidade desde 1999, já recebeu cerca de 20 mil pessoas e preserva os costumes e tradições milenares da cultura deste povo, mesmo em solo brasileiro.
O festejo tem como principal característica um ritual de bendição das Alasitas (miniaturas de bens materiais que simbolizam o desejo de ascensão social dos fiéis) feito por um padre e por um Yatiri (tipo de feiticeiro). A palavra “Alasitas”, que vem do Aimará (idioma nativo), significa “compra-me” e segundo a crença religiosa quando a graça é alcançada, e aquele bem é adquirido, é preciso agradecer, em forma de oferenda à imagem de Ekeko. Coloca-se um cigarro em sua boca e as cinzas são guardadas na carteira.
Assim como nos anos anteriores, além do ritual religioso tradicional, a celebração conta com diversas barracas com o melhor do artesanato e culinária latino-americana e com apresentações musicais de grupos folclóricos bolivianos, tudo com entrada franca. A Associação Gastronômica Cultural Folclórica Boliviana Padre Bento, que organiza a Feira Kantuta (reduto da comunidade boliviana) e a Festa de “Alasitas”, estima que o público deste ano ultrapasse os 20 mil visitantes da edição passada.
Serviço
ALASITAS – A Festa da Abundância
Dia 24 de janeiro, sexta-feira
A partir das 10h até 20h:
- 10h – Abertura do evento com 50 stands de Gastronomia e Artesanato. Com o famoso Plato Paceño e muito mais.
- 12h – Performance de Fé com o Deus da Abundância. Sincretismo religioso, benção da igreja católica e dos yatiris (feiticeiros), as alasitas. El Eeko é o patrono do evento, que trata de prosperidade, agradecimento pelas conquistas e bênçãos futuras.
- 15h – Música e dança. Vindo diretamente da Bolívia, o principal grupo de música folclórica: LLAJTAYMANTA. Se apresentam também Som de Los Andes, Melodia Andina e Código G. Dançando diversos ritmos de Bolívia, os grupos Diablada 10 de Febrero, Kankuta Bolívia, Caporales San Simon os Tinkus e Morenadas.
Praça Cívica do Memorial da América Latina
Metrô Barra Funda
Entrada Gratuita
Portões 2, 5 e 6