São Paulo, 4 de novembro de 2008.
O arquiteto britânico Steve Tompkins, do escritório Haworth Tompkins Architects, esteve no Memorial da América Latina, na manhã do dia 4 de novembro, para conhecer a arquitetura de Oscar Niemeyer, conhecida e apreciada no mundo inteiro.
O arquiteto veio acompanhado pelos diretores artísticos David Jubb e David Micklen, por Allegra Galvin, do Battersea Arts Center (BAC), e por Malu Penna, do British Council em São Paulo.
O escritório de arquitetura de Tompkins é conhecido por transformar vários teatros londrinos e tem como clientes o Royal College of Art, a London Library e o BAC, entre outros. Tem muitos trabalhos premiados. No Brasil, se interessou por conhecer as principais obras de Niemeyer e de Lina Bo Bardi.
No passeio pelo Memorial, passaram pelos principais prédios: Pavilhão da Criatividade, Auditório Simón Bolívar, Salão de Atos, Biblioteca Latino-Americana Victor Civita e Galeria Marta Traba, acompanhados pelo gerente de relações com o mercado André Melo e pelo engenheiro Joaquim Boaventura.
Tompkins fez questão de fotografar os detalhes da arquitetura de Niemeyer e se deteve por um bom tempo no Auditório, captando os diferentes ângulos. Na galeria, num espaço interativo da exposição “Par Avion – Exercícios de Epistolografia”, deixou um desenho de sua autoria.
Por Paloma Váron
Fotos: Vanessa Magalhães