/governosp
A Fundação Memorial da América Latina está de portas abertas neste feriado, tornando-se uma boa opção de lazer e cultura para quem preferir aproveitar o feriado do dia 21 de abril em São Paulo. Concerto, exposições, artes circenses e visita guiada. Todas as atrações são gratuitas.
Já no domingo, 20, às 19h, o Auditório Simón Bolívar recebe a Orquestra Sinfônica Jovem para um concerto especial. Trata-se de uma apresentação comemorativa dos 45 anos de carreira do maestro, pianista e compositor Adylson Godoy. Sob regência de Mônica Giardini, a orquestra, formada por 70 bolsistas do Centro Tom Jobim e convidados, executa clássicos do repertório para banda como: “Vesuvius for Concert Band”, de Frank Ticheli, e “Fantasia Espanhola”, de Adylson Godoy.
A enorme tenda do Tradicional Circo Fiesta continua armada na Praça Cívica do Memorial. No Dia de Tiradentes, segunda-feira, 21, estão programadas sessões extras às 11h, 16h, 18h e 21h. Com elas o Tradicional Circo Fiesta encerra sua temporada no Memorial (a lona, porém, permanece armada para o III Panorâma Paulista de Circo, que começa no dia 23). O espetáculo circense dirigido por Cesar Guimarães é ambientado na década de 70. Números tradicionais de circo são executados com perfeição técnica, “como antigamente”, costurados por “citações” de época, como a música dos Jackson Five, a ida à Lua e um impagável torcedor brasileiro da Copa de 70, perdido no México à procura de Guadalajara…
Na Galeria Marta Traba, a exposição “Descobrindo Guayasamín” merece uma visita mais atenciosa. É a primeira vez que a obra do artista, falecido em 1999, é exposta em São Paulo. Em cartaz até dia 11 de maio, a mostra reúne 31 telas e 20 gravuras do pintor, algumas de grandes proporções, como o impressionante políptico de oito partes (2 x 1 m cada uma) chamado “La Espera”. Oswaldo Guayasamín é um dos grandes nomes do “expressionismo indígena”, sobre quem Paulo Neruda testemunhou: “Os nomes de Orozco, Riviera, Portinari, Tamayo, e Guayasamín formam a estrutura andina do continente”.
Além disso, vale um passeio pelo conjunto arquitetônico criado por Oscar Niemeyer e uma visita ao acervo permanente do Pavilhão da Criatividade, que abriga uma coleção de cerca de 4.000 peças de arte popular latino-americana. Grupos a partir de 10 pessoas podem ser formados para a visita guiada por monitores especializados. A visita guiada deve ser agendada antecipadamente pelo fone 11 3823.4623.
Serviço:
Memorial da América Latina
De terça a domingo, das 9h às 18h (inclusive nos feriados)
Av. Auro Soares de Moura Adrade, 664, Barra Funda – ao lado do metrô
Entrada franca.
Telefone: (11) 3823-4600