/governosp
Mesas de Debates
Dias 17/18/19/03/2011 – das 16 às 18h – Sala dos Espelhos
Tema – Avanços e dificuldades do Teatro Brasileiro Contemporâneo
• Dia 17 /03 – 1ª Mesa – Ponto de vista da produção
Debatedores: Zé Renato, Rachel Ripoli e Mario Sergio Loschiavo
Zé Renato – fundador do Teatro de Arena de São Paulo onde dirigiu peças como “Eles não usam black tie”, “Os fuzis da Sra. Carrar”, “Revolução na América do Sul”, entre outras. A partir de 1962 dirigiu mais de 90 peças, entre as quais “Boca de Ouro”, “A ópera de três vinténs”, “Rasga coração”, “O pagador de promessas”. Foi professor de Direção Teatral da Universidade do Rio de Janeiro, de 1972 a 1996 e também dirigiu vários cursos de direção para a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.
Rachel Ripani – Atriz e produtora paulistana, atuou em novelas como “Caras & Bocas” e “Zazá”; no teatro em “Rei Lear” e “Mamma Mia!”. Como produtora atua nas áreas de teatro, música e audiovisual.
Mario Sergio Loschiavo – Atua na área de produção cultural desde 1990, como produtor, administrador e consultor nos segmentos de cinema, teatro e televisão. Entre suas produções as peças de teatro adulto “Carro de paulista”, de Mário Viana; “Temporada de Laranjas”, de Peter Pondorf, “A dança final”, de Plínio Marcos; “Souvenirs”, de Fernando Bonassi; as peças infantis “Libel e o palhacinho”, de Jurandyr Pereira, “Tarde de palhaçadas”, de Jairo Mattos e “Quero a lua”, de Tatiana Belinky. Em cinema, “Mário”, de Hermano Penna; “Estórias de Trancoso”, de Augusto Sevá
• Dia 18/03 – 2ª Mesa – Ponto de vista do ator
Debatedores: – Luiz Serra , Mara Faustino e Rudifran Pompeu
Luis Serra – Ator, formado pela EAD e ECA. No teatro atuou em peças como “Pequenos burgueses”, “Navalha na carne”, “O último carro”, “Missa Leiga”, “O balcão” e “Arena conta Tiradentes”; no cinema, em “Linha de Passe”, “O beijo da mulher aranha”, “Pixote” e “Chega de saudade”, entre outro; e na televisão, “”O rei do gado”, “Os imigrantes”, “Dinheiro Vivo”, “Ana Raio e Zé Trovão”.
Mara Faustino – Atriz, diretora e professora de interpretação. Atuou no teatro (em peças como “Motel paradiso”, “Cachorro” e “Mais quero um asno que me carregue do que um cavalo que me derrube”, entre outras); no cinema (“O filme dos espíritos”, “Atração satânica” e “Todo dia todo”) e na televisão (“Sampa”, “Boca do Lixo”, “Deus nos acuda”, “A próxima vítima” e “Alô Doçura”).
Rudifran Pompeu – Ator, diretor e dramaturgo. Em 2008 criou o Grupo Redimundo. Prêmio APC de melhor texto de 2008 (A Casa). De 2009 a 2010 foi orientador do Projeto Ademar Guerra. Atuou em mais de vinte filmes.
• Dia 19/03 – 3ª Mesa – Ponto de Vista do autor
Debatedores: – Chico de Assis, Leonardo Alkmim e Antonio Rocco
Chico de Assis – Dramaturgo, novelista, autor de obras como “Missa Leiga”, “Prometeu engaiolado”, “Ópera mineira”, “O Auto da Rainha Ginga” e das novelas “Bicho do Mato”, “Ovelha Negra”, “Xeque Mate” “Salário Mínimo” e da minissérie “O coronel e o Lobisomen”
Leonardo Alkmim – Formado pela EAD/ECA-USP, atualmente trabalha como diretor de criação da Blow! Agência de Comunicação, depois de ter sido diretor de criação da TV1 Comunicações e Marketing por 8 anos. É autor de inúmeras peças, entre as quais “Cárcere Privado”, “Quarto 77” e “Aquela noite de cachorro”, todas elas montadas em São Paulo.
Antonio Rocco – Escreve para teatro desde 1980. Cursou Artes Cênicas na ECA-USP. Encenou e dirigiu sete de suas peças em circuito comercial. É autor dos livros “O falecido e outras comédias”, “A um passo da tragédia” e “O teatro de Antonio Rocco”. Fundou em 1999 e dirige o N.Ex.T (Núcleo Experimental de Teatro).